Um órgão ligado ao Departamento de Estado dos EUA criticou o bloqueio de redes sociais americanas no Brasil. Embora não cite diretamente, a mensagem se refere à decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, sobre a plataforma Rumble.
A crítica foi compartilhada pela conta da Embaixada dos EUA no Brasil no X (antigo Twitter). Veja:
“Respeito pela soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil”, diz a mensagem do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental. “Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão.”
O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a… https://t.co/58fNVzN3Cd
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) February 26, 2025
Esta é a primeira declaração oficial dos EUA sobre o caso.
Na última sexta-feira (21), Moraes ordenou o bloqueio da Rumble no Brasil, alegando descumprimento de ordens judiciais e a criação de um “ambiente de impunidade nas redes sociais”.
Antes de decidir pelo bloqueio, o ministro pediu que a plataforma informasse seu representante legal no Brasil.