O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Brasil e citou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Nesta segunda-feira (8), em um post no X, o subsecretário de Diplomacia Pública do Departamento de Estado aproveitou a comemoração da independência do Brasil, no domingo (7), para criticar “abusos de autoridade”, mencionando o ministro Moraes.
“Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”.
Yesterday marked Brazil’s 203rd Independence Day. It was a reminder of our commitment to stand with the people of Brazil who seek to preserve the values of freedom and justice. For Justice Alexandre de Moraes and the individuals whose abuses of authority have undermined these…
— Senior Official for Public Diplomacy (@UnderSecPD) September 8, 2025
A tensão entre os dois países se intensificou após declarações de Trump, que, na última sexta-feira (5), expressou sua irritação com o Brasil. O presidente americano não descartou a possibilidade de restringir vistos a autoridades brasileiras que planejam participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
“Estamos muito irritados com o Brasil. Já aplicamos tarifas pesadas porque eles estão fazendo algo muito infeliz. O governo mudou radicalmente. Radicalmente para a esquerda. Isso está fazendo muito, muito mal. Vamos ver”. afirmou Trump.
Alexandre de Moraes, relator do processo que investiga Bolsonaro por crimes como tentativa de golpe de Estado, tem sido alvo de críticas por parte do governo americano. O ministro já teve seu visto revogado e foi sancionado com a lei Magnitsky.