Na última sexta-feira (20), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou a marca de café ‘Grãos da Parahyba’. O projeto, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), busca promover o café de alta qualidade produzido na Paraíba e incentivar o cultivo de grãos pelos produtores do Brejo paraibano.
A iniciativa também visa criar uma nova fonte de renda e emprego na região, com planos de abrir uma cafeteria local no futuro. O preço do café ainda está sendo definido.
Os grãos são cultivados nas fazendas da UFPB, onde são testadas diferentes variedades de Coffea arabica. Após a colheita, os grãos passam por secagem natural, beneficiamento e torra artesanal.
A UFPB registra 50 materiais genéticos de Coffea arabica, incluindo as variedades Arara, Catucaí 24/137, Catuaí Vermelho 144 e Catuaí Amarelo 62, que são combinados para garantir a qualidade do café.
O professor Raphael Moreira Beirigo, um dos idealizadores do projeto, destaca que a venda de mudas e café é fundamental para a recuperação da cultura cafeeira no Brejo, que enfrentou uma drástica redução na produção há mais de 100 anos. Ele também menciona que a iniciativa pode beneficiar o turismo local.
O projeto teve a colaboração de professores da UFPB, como Guilherme Silva de Podestá, Angélica de Souza Galdino Acioly, Alexandre Eduardo de Araújo e Leossávio César de Souza, além da estudante de Design Isabelle Martins Sobral e da Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova).