SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Alguém tem uma dica boa de série?” Se você leu essa pergunta recentemente em algum grupo de WhatsApp, saiba que não está sozinho. Com o isolamento social ainda necessário por causa da pandemia (que não acabou, a variante delta vem aí…), muita gente já esgotou a sua própria lista de séries e filmes que pretendia ver e passou a pedir indicações para os amigos e familiares.
Há quem monte grupos específicos no WhatsApp só para trocar dicas sobre produções que realmente valem a pena. Há quem peça conselhos em posts pessoais no Twitter ou Facebook. E há também vários grupos, públicos e privados, sobre o assunto no Face.
Um dos maiores é “Netflix – Dicas de filmes e séries. PT” (de português), que tem 1 milhão de membros. É público, mas a participação precisa ser aprovada pelo moderador. Outro gigante é “Nossas Dicas de Filmes e Séries”, com 995 mil membros. É privado e tem regras bem detalhadas do que é permitido ou não postar.
Mas, assim, cá entre nós? O melhor mesmo é pedir dicas para quem a gente conhece e sabe que tem o gosto parecido com o nosso. Afinal, nesses grupos enormes, tem tanta dica, tanta opinião, que dá quase no mesmo do que ficar vasculhando o catálogo das plataformas de streaming.
Fazer pequenos grupos privados com os amigos com afinidades nesse tema é a melhor saída. De um grupo desses, vieram dicas ótimas, como a série “Fauda”, na Netflix, sobre o interminável conflito entre Israel e Palestina, ou “The Americans”, na Amazon Prime, sobre um casal de espiões russos vivendo como americanos nos EUA da Guerra Fria. Ambas para quem gosta de ação, espionagem, política e história.
Mas e depois que a gente tem aquela bela recomendação, fica louco para assistir, onde encontrar a bendita série? Esta é a melhor dica: Just Watch (justwatch.com). Tem também aplicativo. Acesse ou instale o app, digite o que quer ver na caixa de buscas e voilà!, aparece onde a produção está disponível. Aí é só apertar preparar a pipoca e apertar o play.