João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 34.5ºC
IBOVESPA 135410.85
Euro 6.46831
Dólar 5.5631
Peso 0.00441666
Yuan 0.77557194
Guarabira ocupa 2º lugar na Paraíba em número de alunos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado
16/07/2025 / 14:44
Compartilhe:
Foto: Reprodução

Dados do Ministério da Educação mostram que Guarabira ocupa a segunda posição na Paraíba em número de alunos matriculados no Ciclo 2025 do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa do Governo Federal, gerida pela Prefeitura Municipal com a coordenação da Secretaria de Educação, busca garantir o acesso à leitura e à escrita para jovens, adultos e idosos que não puderam estudar na idade certa. No Brasil, Guarabira ocupa a 12ª posição entre as cidades executoras do programa.

O município apresenta dados significativos com 540 alunos sendo alfabetizados; 26 alfabetizadores (professores); 19 turmas na zona urbana, incluindo unidades no CRAS e no bairro Jáder Pimentel e mais sete turmas na zona rural, atendendo comunidades como Pirpiri, Escrivão, Maciel, Passagem, Passassunga, Serrinha e Contendas.

O secretário de Educação de Guarabira, Tiago Justino, atribui o bom resultado ao trabalho que é feito em equipe, com apoio da gestão municipal, valorizando todos os segmentos e dando oportunidade para que as pessoas voltem a estudar.

“Atribuo a esse bom resultado o apoio dado pela gestão municipal a Secretaria de Educação para que trabalhássemos em equipe, montando um time disposto a transformar a realidade desses jovens e adultos. Essa é uma ação importante, pois garante oportunidade para que as pessoas possam voltar à sala de aula. Então, a avaliação que eu faço é realmente extraordinária, conquistado pelo trabalho em equipe e a disposição da Secretaria para conquistar esse espaço”, disse o secretário.

Para o coordenador do Programa Brasil Alfabetizado em Guarabira, Joseilton Marinho, os números refletem o compromisso de Guarabira com a educação inclusiva. “É muito mais do que ensinar a ler e escrever. É devolver autoestima e dar voz a quem, por muitos anos, viveu à margem do conhecimento”, afirmou.

O programa – Criado em 2003, o PBA tem como objetivo alfabetizar pessoas a partir dos 15 anos de idade, promovendo cidadania e inclusão social. O Programa é uma porta de acesso ao pleno exercício da cidadania e mais do que uma estratégia para perseguir a Meta 9 do Plano Nacional de Educação, atuando em regime de colaboração com estados, municípios e o Distrito Federal.