Dados do Ministério da Educação mostram que Guarabira ocupa a segunda posição na Paraíba em número de alunos matriculados no Ciclo 2025 do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A iniciativa do Governo Federal, gerida pela Prefeitura Municipal com a coordenação da Secretaria de Educação, busca garantir o acesso à leitura e à escrita para jovens, adultos e idosos que não puderam estudar na idade certa. No Brasil, Guarabira ocupa a 12ª posição entre as cidades executoras do programa.
O município apresenta dados significativos com 540 alunos sendo alfabetizados; 26 alfabetizadores (professores); 19 turmas na zona urbana, incluindo unidades no CRAS e no bairro Jáder Pimentel e mais sete turmas na zona rural, atendendo comunidades como Pirpiri, Escrivão, Maciel, Passagem, Passassunga, Serrinha e Contendas.
O secretário de Educação de Guarabira, Tiago Justino, atribui o bom resultado ao trabalho que é feito em equipe, com apoio da gestão municipal, valorizando todos os segmentos e dando oportunidade para que as pessoas voltem a estudar.
“Atribuo a esse bom resultado o apoio dado pela gestão municipal a Secretaria de Educação para que trabalhássemos em equipe, montando um time disposto a transformar a realidade desses jovens e adultos. Essa é uma ação importante, pois garante oportunidade para que as pessoas possam voltar à sala de aula. Então, a avaliação que eu faço é realmente extraordinária, conquistado pelo trabalho em equipe e a disposição da Secretaria para conquistar esse espaço”, disse o secretário.
Para o coordenador do Programa Brasil Alfabetizado em Guarabira, Joseilton Marinho, os números refletem o compromisso de Guarabira com a educação inclusiva. “É muito mais do que ensinar a ler e escrever. É devolver autoestima e dar voz a quem, por muitos anos, viveu à margem do conhecimento”, afirmou.
O programa – Criado em 2003, o PBA tem como objetivo alfabetizar pessoas a partir dos 15 anos de idade, promovendo cidadania e inclusão social. O Programa é uma porta de acesso ao pleno exercício da cidadania e mais do que uma estratégia para perseguir a Meta 9 do Plano Nacional de Educação, atuando em regime de colaboração com estados, municípios e o Distrito Federal.