Existem muito poucos trabalhos que não exigem habilidades de multitarefa de um tipo ou de outro. Os funcionários raramente têm o luxo de se concentrar em uma tarefa de cada vez no mundo do trabalho de hoje.
A maioria dos empregos exige que os funcionários equilibrem as demandas concorrentes por tempo e energia, e os empregadores esperam que você seja capaz de lidar com várias prioridades. Mesmo que você não pense que faz muito disso, provavelmente está multitarefa a maior parte do tempo.
Quando você procura emprego, os empregadores querem saber que você tem o capacidade de multitarefa com sucesso. Portanto, é importante estar pronto para compartilhar exemplos durante suas entrevistas de emprego de como você lidou com várias tarefas ou projetos no passado.
As habilidades multitarefa envolve manipular diferentes atividades de trabalho e mudar a atenção de uma tarefa para outra, ser um funcionario polivalente para muitas empresas vale muito mais do que comprar diploma reconhecido MEC. Atitude, efizaz e resultados contam muito mais do que o saber teorico. Idealmente, um funcionário poderá atender às demandas de várias partes interessadas diferentes sem deixar a bola cair.
A tecnologia moderna complica a situação de muitos trabalhadores, uma vez que se espera que eles atendam às demandas simultâneas por meio de email, Slack, Zoom, mensagens de texto, telefonemas e contato pessoal com colegas e clientes. Tornou-se a norma verificar seu telefone e seu email enquanto trabalhava em outras tarefas.
Empregos que exigem intensa concentração em tarefas complexas e também envolvem interação frequente com outras pessoas podem ser particularmente desafiadores. Pode ser difícil se concentrar quando você está tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e é importante poder gerenciar sua carga de trabalho.
Os funcionários que realizam multitarefas efetivamente devem ser capazes de girar sua concentração de maneira suave e completa de uma atividade para outra. Para fazer isso com sucesso, os trabalhadores devem poder priorizar tarefas e atender primeiro às demandas mais críticas e prementes.
Também é importante saber quando a multitarefa é uma má ideia. Existem certos trabalhos e tarefas em que você precisa trabalhar em uma coisa de cada vez. Esteja ciente disso ao entrevistar e não deixe de adaptar sua resposta às perguntas do trabalho para o qual está sendo considerado.
A lista a seguir apresenta situações nas quais se espera que um trabalhador faça multitarefa. Você encontrará exemplos que se aplicam a muitas indústrias diferentes, desde hospitalidade e medicina até design e finanças. Use essas situações para criar seus próprios exemplos de momentos em que você multitarefa no trabalho.