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Habilidades multitarefa para funcionários
13/01/2023 / 13:47
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Existem muito poucos trabalhos que não exigem habilidades de multitarefa de um tipo ou de outro. Os funcionários raramente têm o luxo de se concentrar em uma tarefa de cada vez no mundo do trabalho de hoje.

A maioria dos empregos exige que os funcionários equilibrem as demandas concorrentes por tempo e energia, e os empregadores esperam que você seja capaz de lidar com várias prioridades. Mesmo que você não pense que faz muito disso, provavelmente está multitarefa a maior parte do tempo.

Quando você procura emprego, os empregadores querem saber que você tem o capacidade de multitarefa com sucesso. Portanto, é importante estar pronto para compartilhar exemplos durante suas entrevistas de emprego de como você lidou com várias tarefas ou projetos no passado.

O que são habilidades multitarefa?

As habilidades multitarefa envolve manipular diferentes atividades de trabalho e mudar a atenção de uma tarefa para outra, ser um funcionario polivalente para muitas empresas vale muito mais do que comprar diploma reconhecido MEC. Atitude, efizaz e resultados contam muito mais do que o saber teorico. Idealmente, um funcionário poderá atender às demandas de várias partes interessadas diferentes sem deixar a bola cair.

O perigo na multitarefa é que a eficácia pode ser comprometida se o trabalhador tentar executar muitas tarefas ao mesmo tempo.

A tecnologia moderna complica a situação de muitos trabalhadores, uma vez que se espera que eles atendam às demandas simultâneas por meio de email, Slack, Zoom, mensagens de texto, telefonemas e contato pessoal com colegas e clientes. Tornou-se a norma verificar seu telefone e seu email enquanto trabalhava em outras tarefas.

Empregos que exigem intensa concentração em tarefas complexas e também envolvem interação frequente com outras pessoas podem ser particularmente desafiadores. Pode ser difícil se concentrar quando você está tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e é importante poder gerenciar sua carga de trabalho.

Como ( e como não ) para multitarefa com sucesso

Os funcionários que realizam multitarefas efetivamente devem ser capazes de girar sua concentração de maneira suave e completa de uma atividade para outra. Para fazer isso com sucesso, os trabalhadores devem poder priorizar tarefas e atender primeiro às demandas mais críticas e prementes.

Também é importante saber quando a multitarefa é uma má ideia. Existem certos trabalhos e tarefas em que você precisa trabalhar em uma coisa de cada vez. Esteja ciente disso ao entrevistar e não deixe de adaptar sua resposta às perguntas do trabalho para o qual está sendo considerado.

Exemplos de habilidades multitarefa

A lista a seguir apresenta situações nas quais se espera que um trabalhador faça multitarefa. Você encontrará exemplos que se aplicam a muitas indústrias diferentes, desde hospitalidade e medicina até design e finanças. Use essas situações para criar seus próprios exemplos de momentos em que você multitarefa no trabalho.

  • Atendendo o telefone enquanto cumprimenta os visitantes em uma área movimentada de recepção
  • Realização de trabalhos em três projetos diferentes de design gráfico em diferentes estágios de conclusão
  • Conclusão de cinco pedidos de refeições diferentes ao mesmo tempo
  • Projetando um novo site enquanto atualiza outros sites
  • Disciplinar um aluno que está agindo enquanto ensina uma lição
  • Dirigindo um ônibus enquanto acalma um passageiro verbalmente abusivo
  • Atendendo chamadas de investidores em dificuldades enquanto gerencia portfólios durante uma desaceleração do mercado
  • Gerenciando várias contas de mídia social enquanto trabalha em tarefas de email marketing
  • Monitorando padrões de tráfego aéreo e direcionando aeronaves
  • Polir um comunicado de imprensa enquanto finaliza os detalhes de um evento promocional
  • Preparando uma palestra, gerando uma proposta de subvenção, interagindo com os assessores que entram e fornecendo informações para um presidente do comitê
  • Preparando uma apresentação de vendas enquanto apresenta uma reclamação de outro cliente
  • Priorizando as reclamações em um serviço ao cliente escritório
  • Processando documentos de fechamento para uma variedade de transações imobiliárias
  • Processando a papelada do seguro, agendando consultas, cumprimentando pacientes e atendendo o telefone em um consultório odontológico
  • Refinar programas de computador, respondendo às necessidades dos usuários internos
  • Respondendo ao botão de chamada dos pacientes enquanto registra notas de caso
  • Revisando o processo de análise de desempenho, respondendo às perguntas dos funcionários sobre benefícios
  • Agendar trabalhadores enquanto gerencia suas responsabilidades profissionais
  • Servir bebidas, finalizar cheques, receber pedidos e entregar comida enquanto ainda é quente para os clientes do restaurante
  • Ensaio de pacientes na sala de emergência
  • Escrever uma avaliação de desempenho enquanto atende uma ligação do chefe e encontra um substituto para um trabalhador ausente
  • Escrever uma proposta para um trabalho de remodelação enquanto agenda subcontratados