João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.51ºC
IBOVESPA 145517.35
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Hackathon global da NASA desembarca em João Pessoa pelo terceiro ano, reunindo mentes criativas no Ilha Tech
01/10/2025 / 18:51
Compartilhe:
Hackathon internacional destaca jovens e adultos de toda a Paraíba desenvolvendo soluções inovadoras para desafios globais

De 3 a 5 e 9 de outubro de 2025, João Pessoa será novamente palco do NASA International Space Apps Challenge, o maior hackathon de inovação do planeta, realizado simultaneamente em mais de 160 países. Pelo segundo ano consecutivo, o evento será sediado pelo hub de inovação Ilha Tech, reunindo mais de 200 participantes selecionados para desenvolver soluções criativas e de impacto global.

O que é o NASA Space Apps Challenge?

Criado pela Agência Espacial Americana (NASA) em 2012, o Space Apps Challenge mobiliza dezenas de milhares de pessoas ao redor do mundo para resolver desafios reais da Terra e do espaço, utilizando dados abertos da NASA e de suas agências parceiras. O hackathon conecta participantes de todas as idades, formações e localidades, com foco em inovação, ciência cidadã e colaboração global.

Em 2025, João Pessoa se junta pelo 3º ano consecutivo a essa rede global, reafirmando seu compromisso com ciência, tecnologia, inovação e inclusão social. A edição local será híbrida, permitindo participação presencial e online, com programação intensa de mentorias, prototipagem e trabalho em equipe.

Liderança e articulação

A edição local é liderada por Dani Bezerra, empreendedora, COO da TrêsBê Delas e articuladora de ecossistemas criativos no Nordeste, reconhecida desde 2019 como Local Lead da NASA. Dani já atuou em Recife e, desde 2023, lidera a cidade de João Pessoa. Entre seus reconhecimentos está o I Prêmio ImPacto por Todas, iniciativa do Todas Group e Pacto Global da ONU, patrocinada pelo Café 3 Corações, por ações de impacto no incentivo à igualdade de gênero com o NASA Space Apps Challenge em Recife.

Os co-líderes do evento são:

Thayane Belchior, CEO da TrêsBê Delas, mentora em inovação e liderança feminina, responsável por engajar comunidades diversas e promover uma experiência plural e acessível, atuando como co-líder do NASA Space Apps Jampa desde 2023.

Ruy Dantas, publicitário, empresário e presidente do Grupo Sin – um dos maiores grupos de comunicação do Nordeste. Reconhecido pela capacidade de conectar marcas, ideias e pessoas, atua como co-líder do NASA Space Apps Jampa 2025, apoiando a articulação institucional, a visibilidade do evento e o fortalecimento do ecossistema local de inovação.

“Serão mais de 200 participantes em João Pessoa, pensando soluções inovadoras e criativas para os 18 desafios da NASA. Estou muito confiante que teremos um projeto paraibano entre os premiados globais”, afirma Dani Bezerra, Local Lead do hackathon na capital.

“Estamos conectando mentes brilhantes de toda a Paraíba e do mundo em um mesmo lugar, desafiando-os a pensar diferente, criar sem limites e usar a tecnologia para mudar o jogo”, destaca Ruy Dantas, co-líder do NASA Space Apps Jampa 2025 e fundador do Ilha Tech. “O NASA Space Apps Challenge coloca João Pessoa no radar global da inovação. Aqui, cada participante é um agente de transformação, e estamos criando um espaço onde criatividade, tecnologia e diversidade se encontram para gerar impacto real”, ressalta.

Programação e participação

A abertura será na sexta-feira (3/10), a partir das 18h, com o Painel Temático “Aprender, Lançar e Liderar”, que contará com a presença de Thayane Belchior, Lucas Meira (Aromist) e Fernanda Lima (GMH Trade).

Nos dias seguintes, os “maratonautas” selecionados seguem em imersão:

  • 04/10 (sábado): Desenvolvimento de soluções e mentorias
  • 05/10 (domingo): Desenvolvimento de soluções e mentorias
  • 09/10 (quinta-feira): 18h às 22h — Pitch final e premiação

A participação presencial é exclusiva para os selecionados, mas abertura e encerramento serão transmitidos ao vivo pelo YouTube oficial do evento.

Rede de apoiadores

Além da TrêsBê Delas como realizadora e do Ilha Tech na correalização, o evento conta com incentivo e apoio de empresas locais como: Tely, Gráfica JB, Laboratório Roseanne Dore, VSoft, Jampa Geek Games, Aromist, La Cumparsita Empanadas, Carvo Brasil e Jane Costa Biojoias.

João Pessoa no mapa da NASA

O NASA Space Apps Challenge é o maior hackathon de inovação do mundo, promovendo ciência, tecnologia, colaboração e diversidade. Com sua realização pelo terceiro ano consecutivo em João Pessoa, o evento reforça o protagonismo da cidade no cenário global e consolida o ecossistema local de inovação, conectando mentes criativas de todas as idades e regiões para construir soluções com impacto real.

Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações

O mês de outubro é dedicado ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que visa aproximar a ciência e a tecnologia da população, com foco especial em crianças e jovens. Instituída pelo Decreto nº 10.497/2020, a ação amplia a antiga Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e promove atividades educativas, oficinas, entrevistas e transmissões ao vivo por plataformas como o YouTube, contando com a colaboração de universidades, museus, fundações de pesquisa, parques ambientais e secretarias públicas. O objetivo é valorizar a criatividade, despertar a curiosidade científica e fomentar a inovação, tornando o conhecimento científico mais acessível e relevante para toda a sociedade.