Harmonização facial: como ter um resultado natural e duradouro com o procedimento estético
14/03/2023 / 07:25
Compartilhe:

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo harmonizar a face, melhorando ou mantendo a estética e a jovialidade em equilíbrio com o sorriso. Embora seja popularmente conhecida como preenchimento facial, esse é apenas um dos procedimentos da harmonização. “Podemos pensar que mesmo o aparelho ortodôntico já é uma busca pela harmonização, e ir além: até a amamentação natural já está estimulando os músculos da face para no futuro ter um equilíbrio, uma harmonia”, explica Taís Cristina Rosa, proprietária da Odontogalerie — referência nacional em tratamentos clínicos e estéticos odontológicos.

Segundo Taís, voltado para os procedimentos estéticos, antes dos 30 anos já se pode iniciar os cuidados com a pele, tanto para nutrição dos tecidos com cremes e bioestimuladores quanto prevenção de rugas, como, por exemplo, a aplicação de toxina botulínica. “Quando se pensa em preenchimentos, é indicado para repor tecidos perdidos, reposicionar tecidos ou também para ‘criar’ volumes que o paciente não tem e gostaria de ter, como uma mandíbula bem marcada ou um queixo proeminente. Também podemos aproveitar os benefícios da harmonização para deixar um rosto mais feminino ou mais masculino, dependendo do que o paciente deseja”, destaca.

Taís pontua que os tratamentos faciais são contínuos, desde a prevenção até os reparadores. “Mesmo com a aplicação de produtos, aditivos, fios e todo o arsenal que temos para prevenir o envelhecimento, a gravidade continua agindo todos os momentos e as células vão envelhecendo e perdendo o colágeno diariamente”, explica. Quanto ao preenchimento com ácido hialurônico — se o paciente deseja volumizar ou quando já há perda de tecido, ou colágeno — normalmente dura até um ano e meio, mas pode ser feito mais preenchimento antes desse prazo e não esperar a reabsorção do produto.

Procedimentos — A aplicação de ácido hialurônico, botox e ácido polilático possuem funções diferentes, sendo que o ácido hialurônico é indicado para preencher e dar volume, o botox é para evitar a contração muscular que pode levar às rugas, e o ácido polilático estimula a produção de colágeno e elastina.

A harmonização começa com uma análise da face, medidas, qualidade da pele, proporções e sorriso. Esse procedimento é ensinando no curso de harmonização facial rio de janeiro, da Dra. Lidia Henniger. Os locais que geralmente são preenchidos são as maçãs do rosto, têmporas, olheiras, nariz, sulco do bigode chinês, lábios, linhas da marionete, ângulo da mandíbula e mento. “Iniciamos devolvendo o sorriso e já conseguimos levantar o terço inferior da face”, acrescenta.

Cuidados — Taís explica que muitos procedimentos foram realizados com materiais definitivos, que deixa harmônico na época, mas as estruturas ósseas, gorduras, ligamentos da pele e músculo vão mudando com o tempo e esses produtos permanentes ficam lá do mesmo jeito.

Segundo ela, o ideal é tratar com bioestimuladores e pouco preenchedor. “Sem falar no botox, que muitas clínicas colocam poucas unidades da toxina, diluída em soro, como subdoses e o botox dura cada vez menos”, conta. Segundo a especialista, entretanto, não se deve ficar “escravo” e desejar sempre o mesmo rosto. “Temos que envelhecer com qualidade, ajudando a natureza. Para mim, harmonização é isso: ser belo em todas as idades”, conta. É importante também realizar esses procedimentos com profissionais capacitados para evitar complicações ou desproporções nas aplicações.

A Odontogalerie é uma clínica odontológica especializada em tratamentos clínicos, estéticos, periodontais, cirurgias de enxertos, bucomaxilofaciais, implantes, extrações, tratamento de canal, próteses e ortodôntico. Para saber mais o site é www.odontogalerie.com.br e o instagram é @odontogalerie (Instagram). A clínica fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 — Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.