
Com o objetivo de fortalecer a produção e disseminação de conteúdos jurídicos, ampliar o acesso à informação de qualidade para a advocacia, além de promover a educação continuada na área do Direito, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), criou sua própria editora.
O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, destaca que o lançamento da editora “marca um novo momento de valorização do conhecimento jurídico local, com a publicação de livros, coletâneas, revistas e conteúdos especializados produzidos por advogados, juristas e estudiosos da área. “A editora é uma iniciativa inédita na história da instituição no estado, que promete impulsionar a produção acadêmica, técnica e institucional da advocacia paraibana”, ressaltou o presidente.
Harrison Targino acrescenta que a criação da editora representa um passo estratégico para consolidar a produção intelectual da advocacia no estado.
“A editora tem como propósito de dar voz à advocacia paraibana, estimular a pesquisa e registrar a produção jurídica que nasce em nossas comissões, escolas e grupos de estudo. É um investimento no conhecimento como instrumento de fortalecimento institucional e democrático”, afirmou Harrison Targino.
Segundo ele, a iniciativa também amplia o papel da OAB-PB como fomentadora de debates qualificados sobre temas contemporâneos do Direito e da sociedade.
A coordenação da editora ficará sob responsabilidade do diretor de Planejamento da OAB-PB, Gustavo Moreira; e da vice-presidente da Escola Superior da Advocacia Paraíba (ESA-PB), Ezilda Melo, que ressaltaram o caráter inclusivo e acadêmico do projeto.
Ezilda Melo enfatizou que a editora será um espaço aberto tanto para autores experientes quanto para novos talentos. “Queremos incentivar desde jovens advogados e pesquisadores até nomes já consolidados. A editora será um canal democrático de difusão do saber jurídico, com rigor técnico e compromisso social”, disse.
Já Gustavo Moreira destacou a importância da iniciativa para fortalecer a identidade jurídica local. “A produção intelectual da Paraíba é rica e precisa de um veículo próprio de publicação. A editora da OAB-PB surge para organizar, qualificar e ampliar essa produção, promovendo debates relevantes e contribuindo para a formação continuada da advocacia.”
A primeira obra da nova editora será o livro “Mulheres na Advocacia: Mudanças e Perspectivas”, com lançamento previsto para março de 2026, em João Pessoa. A OAB-PB já publicou edital de chamada pública para seleção de artigos que irão compor a coletânea, que integra as ações institucionais voltadas à valorização da atuação feminina no sistema de Justiça e à promoção do debate acadêmico sobre os desafios contemporâneos da advocacia exercida por mulheres em todo o país.
“A coletânea “Mulheres na Advocacia: Mudanças e Perspectivas” marca também um momento histórico para a instituição, por se tratar da primeira publicação oficial da recém-criada Editora da OAB-PB”, destaca Ezilda Melo.
Gustavo e Ezilda também comemoram a criação da editora e a consolidação deste projeto editorial, que inaugura uma nova fase de fortalecimento da produção jurídica feminina no âmbito institucional. “
De acordo com o edital, poderão participar mulheres advogadas ou pesquisadoras de todo o território nacional, desde que apresentem artigo inédito e de autoria individual. O período de submissão será de 10 a 28 de fevereiro de 2026, exclusivamente pelo e-mail: comissao.editorial2026@oabpb.org.br.
Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Organizadora da obra, que analisará critérios como adequação temática, relevância, qualidade técnica e cumprimento das normas previstas no edital. A obra será lançada em evento especial, cuja programação e detalhes serão divulgados oportunamente”, disse Gustavo Moreira.