João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.45ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
Hospital de Trauma de Campina Grande retoma Projeto Cãoterapia para pacientes pediátricos
03/09/2021 / 10:36
Compartilhe:

Com o avanço da vacinação e a redução da ocupação das UTIs covid, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande retomou o projeto de Cãoterapia que estava suspenso desde março de 2020, por conta da pandemia. O Trauma-CG foi a primeira unidadede saúde da Paraíba a implantar o processo terapêutico, através da parceria com o voluntário Bento Souto.

As visitas ocorrem às terças no período da manhã, para a alegria dos pacientes e familiares que acompanham os cães terapeutas. O programa de pet terapia começou em 2017 com o cão Negão, que atualmente tem 9 anos de idade.

Segundo o diretor técnico do Trauma-CG, Sebastião Viana, a iniciativa  ajuda a promover o bem-estar físico e emocional dos pacientes e auxilia na terapia e reabilitação dos internos.

Os benefícios são atestados pelas equipes de saúde e as organizações que promovem a Terapia Assistida por Animais (TAA). “Tudo dentro dos cuidados sanitários, para que a segurança dos pacientes seja garantida”, destacou ele.

De acordo com Bento Souto para participar das atividades, o pet foi submetido à higienização, dentro das normas de controle de infecção hospitalar e também das medidas de prevenção à Covid. Além de estar vacinado e a vermifugado para prevenir a transmissão de doenças.

Negão faz o maior sucesso entre as crianças internadas na pediatria. Para Amanda Silva, mãe do pequeno Erick Luiz dos Santos, de 5 anos, essa atividade é muito positiva. “Fez muito bem para ele. Um sorriso no rosto não tem o que pague para uma mãe”.

Anne Vitória, madrasta de Rodolfo Alex, de 5 anos, achou a experiência ótima. “Ele interagiu com o cão, foi uma distração, pois tira o clima pesado de hospital e faz com que esqueçam onde estão.

A coordenadora da pediatria do Trauma-CG, a médica Noadja Andrade, explicou que esse projeto ajuda a amenizar o estresse da internação. “Estudos mostram que a recuperação com o cãoterapia é muito mais rápido”. A médica ainda ressalta que a cãoterapia melhora o estresse e é uma forma de cuidar da criança.