O Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) visitou, na manhã desta sexta-feira (28), o Hospital Pedro I, em Campina Grande. A visita teve como objetivo avaliar a qualidade do serviço de saúde, que atende exclusivamente pacientes com Covid-19 na 2ª macrorregião do estado. O órgão constatou que os 90 leitos de enfermaria da unidade estavam ocupados.
Dos 15 leitos de observação clínica, um estava ocupado e dos 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 43 estavam com pacientes internados e já havia sete leitos regulados para novos pacientes.
O diretor de fiscalização do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, explicou que dos 60 leitos de UTI do hospital, seis são destinados para a demanda interna, ou seja, para os pacientes que já estão internos na unidade de saúde.
“O hospital tem uma demanda espontânea, um pronto atendimento aberto para a população, então existe a necessidade de leitos de observação clínica e também leitos de UTI para esta demanda interna, considerando que pacientes da enfermaria podem agravar e precisar da terapia intensiva”, disse o diretor do CRM-PB, que realizou a visita com a promotora de Saúde em Campina Grande, Adriana Amorim.
Ele ainda acrescentou que o hospital conta com equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos e sedativos em quantidade suficiente para atender os pacientes.
“A equipe médica, apesar do cansaço físico e mental, se mantém motivada e não nos fez queixas sobre o serviço do hospital”, afirmou Bruno Leandro. Segundo ele, o CRM-PB continua visitando e fiscalizando as unidades de saúde de todas as regiões do estado.
“Estamos percorrendo as unidades de saúde onde os médicos trabalham e onde a população precisa de atendimento. Queremos observar in loco como está o processo de atendimento aos pacientes do nosso estado”, completou.
Enfermaria:
90 leitos instalados
90 leitos ocupados
Leitos de observação clínica:
15 leitos instalados
1 leito ocupado
UTI
60 leitos instalados
43 leitos ocupados (7 leitos já regulados / 6 leitos para demanda interna)