O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra lançaram oficialmente, na manhã desta sexta-feira (3), o serviço municipal de cirurgias bariátricas. Os procedimentos serão realizados no Hospital Santa Isabel (HMSI) e o planejado é atender uma média de oito pacientes mensais. A equipe será chefiada pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto e os pacientes são encaminhados para realização do procedimento via regulação a partir das Unidades de Saúde da Família.
Estão aptos a passar pelo procedimento pessoas com graus 2 e 3 de obesidade, com comorbidades, pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40, independente da presença de comorbidades, assim como pessoas com IMC de 35, com comorbidades.
A cirurgia exige o cumprimento de etapas que começam com o diagnóstico e a indicação do procedimento. A partir da inclusão no programa os pacientes passam por avaliações multidisciplinares, feitas por anestesista, nutricionista, endocrinologista, pneumologista, acompanhamento com psicólogo e assistente social.
Em conjunto, esses profissionais avaliam, preparam, estabelecem metas para o paciente, que é acompanhado pela equipe durante sua cirurgia e o pós-cirurgia. Até um ano depois do procedimento, o paciente recebe o acompanhamento da equipe multidisciplinar.