João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 26.04ºC
IBOVESPA 125924.19
Euro 5.5165
Dólar 5.1936
Peso 0.0059
Yuan 0.7172
Hospital Santa Isabel retoma serviço de cirurgias bariátricas nesta terça-feira
13/12/2021 / 17:24
Compartilhe:

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realiza na manhã desta terça-feira (14) o primeiro procedimento que vai marcar a retomada do serviço de cirurgias bariátricas na unidade. O serviço municipal de cirurgia bariátrica é mais uma assistência médica que está sendo oferecida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretarial Municipal de Saúde.

Com uma equipe de profissionais chefiada pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, a cirurgia está prevista para iniciar às 7h em uma paciente de 38 anos. O procedimento estava marcado para esta segunda-feira (13), mas o primeiro paciente foi diagnosticado com uma bactéria, H.pylori, e precisa de tratamento com antibióticos. Foi então chamada a segunda paciente.

O procedimento integra a linha de cuidados de pacientes com sobrepeso e obesidade. A expectativa é que sejam realizados 8 procedimentos por mês, beneficiando mensalmente 8 pacientes.

Estão aptos a passar pelo procedimento pessoas com graus 2 e 3 de obesidade, com comorbidades, pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40, independente da presença de comorbidades; assim como pessoas com IMC de 35, com comorbidades.

Os pacientes são encaminhados ao hospital para a realização do procedimento via regulação a partir das unidades de saúde da família.

A realização para a cirurgia exige todo um preparo, que vai desde um diagnóstico com o cirurgião e, a partir da indicação da cirurgia, o paciente é incluído no programa, que é constituído de avaliações multidisciplinares, feita por vários profissionais, como anestesista, nutricionista, endocrinologista, pneumologista, acompanhamento com psicólogo e assistente social.

Em conjunto, esses profissionais avaliam, preparam, estabelecem metas para o paciente, que é acompanhado pela equipe durante sua cirurgia e o pós-cirurgia. Até um ano depois do procedimento, o paciente recebe o acompanhamento da equipe multidisciplinar.