João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 27.94ºC
IBOVESPA 141618.29
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Hugo Motta apoia Frente em defesa dos trabalhadores informais e reforça compromisso com ambulantes e autônomos
09/09/2025 / 18:55
Compartilhe:
Foto: Marina Ramos / Presidência da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), apoiou, nesta terça-feira (9), a instalação da Frente Parlamentar em Defesa das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da Economia Informal. O objetivo é garantir um fórum na Câmara dos Deputados para abrigar o diálogo e a articulação legislativa em defesa das pautas das categorias representadas.

“É uma alegria poder participar desse momento. Essa Frente é mais do que um espaço político: é um espaço de defesa, de proteção e de construção de caminhos reais para os trabalhadores que muitas vezes sustentam suas famílias sem qualquer respaldo institucional. Hoje, eles ganham voz dentro do Parlamento”, afirmou o presidente da Câmara.

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), uma das autoras para o pedido de criação da Frente, celebrou sua instalação e agradeceu ao presidente pela “sensibilidade política” em apoiar a formalização do colegiado. “Para nós, esse é um momento muito importante. A Frente é social e política. O direito ao trabalho digno precisa ser defendido, e esta Casa tem o dever de reconhecer essa realidade. Agradeço ao presidente Hugo Motta pela agenda, pela escuta e por ter viabilizado a instalação oficial deste espaço”, disse. 

A paraibana Márcia dos Ambulantes esteve no ato de assinatura e emocionou-se ao lembrar a luta pela formalização da frente. “Hoje é um dia histórico. Lutamos por esse momento e, com o apoio do presidente Hugo Motta, ele chegou”.

Hugo agradeceu a presença de representantes de diversos estados, como Paraíba, Bahia, Pernambuco e São Paulo, e afirmou que esses trabalhadores movimentam a economia e precisam ser respeitados. “Representar essa pauta, dar visibilidade e, mais do que isso, criar políticas concretas é um dever do Congresso Nacional. Como presidente desta Casa, estou ao lado de vocês”, afirmou.

Texto: Mônica Donato com edição de Gilclécio Lucena