O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que a decisão dos Estados Unidos de aumentar em 50% as tarifas sobre as exportações brasileiras deve ser respondida com diálogo. O parlamentar paraibano se posicionou nesta quinta-feira (10) por meio de uma nota divulgada à imprensa e assinada em conjunto com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal.
Os dois destacaram que o Congresso Nacional está pronto para defender com equilíbrio e firmeza a economia do Brasil, o setor produtivo e os empregos, diante das tarifas impostas aos produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump.
“O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, diz a nota.
As taxas de 50% anunciada pelo EUA começa a valer a partir de 1º de agosto. Trump justificou a medida como uma resposta ao julgamento de Jair Bolsonaro no Superior Tribunal Federal (STF) pela tentativa de um golpe após as eleições de 2022. O Brasil se tornou o país com a taxa mais alta entre as novas tarifas divulgadas pelo presidente americano.
“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.
O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.
Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.”
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional
Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados