João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 31.33ºC
IBOVESPA 135511.9
Euro 6.48508
Dólar 5.5553
Peso 0.00440783
Yuan 0.77651581
Hugo Motta defende diálogo e firmeza diante de tarifas dos EUA
10/07/2025 / 18:09
Compartilhe:
Senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou que a decisão dos Estados Unidos de aumentar em 50% as tarifas sobre as exportações brasileiras deve ser respondida com diálogo. O parlamentar paraibano se posicionou nesta quinta-feira (10) por meio de uma nota divulgada à imprensa e assinada em conjunto com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado Federal.

Os dois destacaram que o Congresso Nacional está pronto para defender com equilíbrio e firmeza a economia do Brasil, o setor produtivo e os empregos, diante das tarifas impostas aos produtos brasileiros pelo presidente Donald Trump.

“O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, diz a nota.

As taxas de 50% anunciada pelo EUA começa a valer a partir de 1º de agosto. Trump justificou a medida como uma resposta ao julgamento de Jair Bolsonaro no Superior Tribunal Federal (STF) pela tentativa de um golpe após as eleições de 2022. O Brasil se tornou o país com a taxa mais alta entre as novas tarifas divulgadas pelo presidente americano. 

Veja a nota na íntegra

A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.

O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.

Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.”

Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional

Hugo Motta
Presidente da Câmara dos Deputados

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp