João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 27.08ºC
IBOVESPA 153338.63
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Hugo Motta participa da abertura da Sessão Plenária da Cúpula do Clima na COP 30
06/11/2025 / 21:25
Compartilhe:
Foto: Assessoria

O presidente Hugo Motta participou, nesta quinta-feira (6), da abertura da Sessão Plenária da Cúpula do Clima durante a COP 30, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres.

A conferência, organizada pelas Nações Unidas e sediada no Brasil, reúne chefes de Estado, parlamentares e especialistas para discutir políticas globais de enfrentamento às mudanças climáticas e de promoção do desenvolvimento sustentável. A Cúpula, da qual participam mais de 150 delegações e cerca de 60 chefes de Estado ou governo de todo o mundo, consolida o protagonismo do Brasil na agenda ambiental internacional.

Ao chegar ao evento, o deputado Hugo Motta destacou o papel do Parlamento brasileiro na consolidação de uma agenda ambiental robusta e alinhada aos compromissos internacionais assumidos pelo país. “Em sintonia com as pautas debatidas na COP 30, a Câmara dos Deputados aprovou, só na sessão de ontem (5/11), uma série de projetos que fortalecem a proteção ambiental e o combate a crimes ecológicos”, afirmou.

Veja as propostas aprovadas ontem pela Câmara:

✅ PL 347/03 – Criminaliza o tráfico de animais silvestres;
✅ PL 2933/22 – Estabelece punições à mineração ilegal em terras indígenas;
✅ PL 420/25 – Incentiva práticas sustentáveis e resilientes em obras de infraestrutura;
✅ PL 2809/24 – Promove a educação para reação a desastres climáticos;
✅ PL 2947/25 – Estimula a educação climática no ambiente de trabalho;
✅ MSC 209/23 – Aprova o acordo América Latina-Caribe em temas ambientais.

Além dessas medidas recentes, a Câmara dos Deputados vem consolidando uma trajetória de avanços em prol da sustentabilidade ao longo do ano, com a aprovação de iniciativas estruturantes, como:

• A Lei do Mar, que estabelece diretrizes para a conservação e o uso sustentável dos recursos marinhos;
• A proibição de testes cosméticos em animais, um marco no bem-estar animal;
• A criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e o Plano Safra da Agricultura Familiar, que ampliam o apoio e a segurança econômica ao pequeno produtor;
• Medidas de fortalecimento e proteção para a agricultura familiar, assegurando mais inclusão e sustentabilidade no campo;
• E o Fundo Garantia-Safra e o Benefício Garantia-Safra, voltados para agricultores que enfrentam períodos de seca e perda de safra.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp