Atlético-MG e Corittiba empataram por 2 a 2, no dia 23 de abril, em jogo válido pela terceira rodada do Brasileirão Série A. Se dentro de campo a partida encerrou há mais de 15 dias, fora dele pode render uma séria consequência para Hulk.
Isso porque o principal jogador do Galo foi denunciado por uma falta que cometeu. O atacante foi advertido com cartão amarelo após dar pontapés em Willian Farias.
Jogadores e comissão técnica do time paranaense cobraram a expulsão, porém não foram atendidos pela arbitragem.
Fato é que Hulk será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode ser suspenso por quatro a doze (4 a 12) rodadas.
Jogadores do Coritiba pediram a expulsão do Hulk neste lance, mas o árbitro mostrou somente o amarelo para o atacante do Atlético-MG. pic.twitter.com/9GOq3OCwyd
— Goleada Info (@goleada_info) April 24, 2022
O fato ocorreu aos 22 minutos do segundo tempo. O árbitro responsável por mediar a partida, Sávio Pereira Sampaio, explicou que deu o cartão amarelo porque Hulk deu “uma entrada contra um adversário de maneira temerária na disputa da bola”.
A justificativa do profissional é algo que pode ser usado pelo departamento jurídico do Atlético-MG, na hora de argumentar para defender o atleta.
“Art. 254-A. Praticar agressão física durante a partida.
PENA: suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código
§ 1º Constituem exemplos da infração prevista neste artigo, sem prejuízo de outros:
II – desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.
O cartão amarelo diante do Coritiba foi o primeiro de três já acumulados pelo jogador. Ele também foi advertido contra Goiás e América-MG.
Nesse sentido, o atacante é desfalque contra o Red Bull Bragantino. A partida está marcada para ocorrer nesta quarta-feira (11), às 20h30, no estádio Nabi Abi Chedid.
De acordo com o portal de notícias Globo Esporte, os dois clubes serão julgados pelo STJD porque atrasaram o início do segundo tempo, conforme relatou o árbitro Sávio Pereira.
“Atraso de 03 minutos no reinício da partida. Informo que, no reinício da partida, a equipe do Atlético-MG entrou com 01 minuto de atraso e a equipe do Coritiba entrou com 04 minutos de atraso. Acréscimos devido entrada da maca em campo para retirada de atletas supostamente lesionados, substituições e reposição”, escreveu na súmula do jogo.
A punição para este caso é apenas financeira. A multa varia entre R$ 100 e R$ 1.000 por minuto de atraso.