João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 32.26ºC
IBOVESPA 136066.43
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
Hytalo Santos nega acusações e defesa afirma que entrará com habeas corpus
15/08/2025 / 11:41
Compartilhe:
Defesa de Hytalo Santos afirma inocência e anuncia pedido de liberdade após prisão em SP

O influenciador digital Hytalo Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (15/8) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, durante uma operação conjunta do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e forças de segurança estaduais e federais. O marido dele, Israel Nata Vicente, também foi detido.

As prisões preventivas foram decretadas pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB) a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPB.

De acordo com a decisão do juiz Antônio Rudimacy Firmino de Souza, a medida foi necessária para evitar a destruição ou ocultação de provas e a intimidação de testemunhas — condutas que, segundo a Justiça, já vinham ocorrendo desde que Hytalo tomou conhecimento da investigação.

O magistrado cita “fortes indícios” de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, incluindo produção de vídeos com crianças e adolescentes em redes sociais e constrangimento das vítimas. No despacho, ele relata episódios como a chegada da polícia à casa vazia de Hytalo, com uma máquina de lavar ligada, e a suposta tentativa de ocultar valores, veículos e documentos.

Investigações

Hytalo é investigado pelo Ministério Público desde dezembro de 2024. A apuração começou após denúncias de que ele estaria lucrando com a sexualização de adolescentes em conteúdos publicados nas redes sociais. Em vídeos, jovens aparecem em festas com consumo de bebidas alcoólicas, em danças sensuais ou se beijando.

Na última semana, o youtuber Felca publicou um vídeo acusando o influenciador de explorar menores, o que ampliou a repercussão do caso. Segundo o MPPB, as vítimas, muitas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, seriam aliciadas e exploradas dentro do próprio estado, o que caracteriza tráfico humano em âmbito estadual.

O órgão afirma que a investigação é conduzida com “rigor técnico e respeito pela dignidade das vítimas”, mas alerta que o vazamento de informações sigilosas e medidas externas à apuração criminal têm prejudicado o trabalho e podem expor as vítimas a novos riscos.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

O que diz a defesa

Em nota, os advogados de Hytalo Santos afirmam que não tiveram acesso ao conteúdo da decisão judicial e que, por isso, ainda não podem se manifestar detalhadamente sobre as acusações. A defesa garante que o influenciador é inocente e que ele “sempre se colocou à disposição das autoridades”.

 Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário”, diz o comunicado.

O próprio influenciador, em manifestação anterior, negou ter cometido qualquer irregularidade e afirmou que sua trajetória “sempre foi guiada pelo compromisso inabalável com a proteção de crianças e adolescentes”. Ele também negou ter ocultado provas ou dificultado investigações, alegando que está em São Paulo há mais de um mês e à disposição para esclarecimentos.

“Não aceitarei que minha imagem e meu trabalho sejam manchados por narrativas infundadas, e seguirei defendendo, com firmeza, a verdade e os valores que sempre nortearam minha vida”, declarou.

Operação

A ação que resultou nas prisões envolveu o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil da Paraíba, a Polícia Civil de São Paulo, o Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Polícia Rodoviária Federal.

Hytalo e Israel Nata Vicente foram levados à sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na capital paulista, onde chegaram às 10h55. Eles devem passar por audiência de custódia.

Confira nota da defesa de Hytalo Santos:

A defesa de HYTALO SANTOS informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra seu cliente.

Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.

Reafirmamos a inocência de HYTALO SANTOS, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.