João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 23.65ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.816
Dólar 5.425
Peso 0.006
Yuan 0.7476
Ícones da dança nacional elogiam criação da Companhia de Dança de João Pessoa
03/05/2021 / 16:59
Compartilhe:

 

Com a pandemia da COVID-19 os diversos segmentos das artes perderam espaço, principalmente, por causa das medidas protetivas como o distanciamento social.

Entretanto,  a cidade de João Pessoa comemora a extraordinária iniciativa da Prefeitura da capital que atendeu o pleito de um grupo de renomados bailarinos e criou a Companhia  Municipal de Dança.

A capital paraibana já é palco de importantes espetáculos dessa arte e reconhecida nacionalmente, tanto pelos excelentes profissionais, quanto pelas inúmeras escolas de dança na cidade e em todo estado da Paraíba.

João Pessoa foi uma das primeiras capitais brasileiras a firmar convênio com a Escola do Balé Bolshoi, concedendo bolsas de estudo para crianças da rede municipal de ensino em uma das maiores referências de balé clássico do mundo. Diante de tudo isso, a Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa) observou a necessidade e a importância da criação da Companhia Municipal de Dança.

O estado da Paraíba já criou e viu exitosos resultados com o grupo de dança que manteve até meados dos anos 80 no Teatro Santa Roza.

A Companhia de Dança Municipal contribuirá para o desenvolvimento da arte em João Pessoa, mantendo um calendário de espetáculos, agenda de apresentações e, principalmente, formando novos bailarinos, sendo um importante suporte para a melhoria da educação das crianças da rede pública municipal.

A direção geral da Companhia será da consagrada coreógrafa, Stella Paula Teixeira de Carvalho, tendo também como diretoras as professoras coreógrafas, Evana Arruda, especialista em jazz e dança contemporânea, e Denilce Regina, com especialidade em ballet Clássico, além de 12 bailarinos que serão selecionados através de audição pública, por uma banca de profissionais especializados na área e nomeados pela Direção da Funjope.

A previsão é que as ações da Companhia já comecem na rede municipal de ensino a partir deste mês de maio, com aulas para alunos e também preparando e reciclando os professores de dança das escolas públicas da capital.

A criação da Companhia de Dança Municipal de João Pessoa foi muito bem recebida no cenário nacional por ícones da arte no Brasil e no mundo, como os coreógrafos e bailarinos Carlinhos de Jesus, Débora Colker e Caio Nunes. que enviaram mensagens nas redes sociais, parabenizando o prefeito Cícero Lucena e comemorando essa grande vitória da dança na capital paraibana.