João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 36.51ºC
IBOVESPA 137311.85
Euro 6.39386
Dólar 5.6746
Peso 0.0050013
Yuan 0.79514754
Igreja Católica tem novo papa; fumaça branca anuncia escolha no Vaticano
08/05/2025 / 13:45
Compartilhe:
Habemus Papam: fumaça branca confirma eleição de novo líder da Igreja Católica – Andreas Solaro/AFP

A Igreja Católica escolheu um novo papa nesta quinta-feira (8/5), 16 dias após a morte de Francisco. Às 13h08 (horário de Brasília), a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais reunidos no conclave alcançaram os dois terços necessários para eleger o novo pontífice — que já aceitou o cargo.

O nome do novo papa será anunciado oficialmente em breve, por meio do ritual “Habemus Papam”, conduzido pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, responsável por revelar o nome civil e o título papal do escolhido, diretamente da varanda da Basílica de São Pedro.

Seguindo o protocolo, o cardeal eleito já foi levado à Sala das Lágrimas para vestir os trajes papais. A expectativa é que o anúncio ocorra cerca de uma hora após a fumaça branca, como aconteceu nos conclaves anteriores.

Esta eleição marca mais um capítulo na longa história do conclave moderno, formalizado no século 13 após quase três anos sem papa. O processo foi reformado diversas vezes ao longo dos séculos e, desde o século 20, é livre de interferência externa.

O Brasil participou com sete cardeais votantes. O oitavo cardeal do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis, 88, não pôde votar por ter mais de 80 anos.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp