João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.66ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.8066
Dólar 5.4201
Peso 0.006
Yuan 0.747
II Concurso de Drinks Brasil Cachaças: Celebrando a brasilidade e uma homenagem ao Mestre Derivan
31/10/2023 / 20:12
Compartilhe:

O Brasil Cachaças, evento de referência no país na promoção da cultura da cachaça e da coquetelaria e que começa nesta sexta-feira (03) e vai até domingo (05) em João Pessoa (PB), traz para o público o tão aguardado II Concurso de Drinks Brasil Cachaças.

O concurso deste ano homenageia o saudoso Mestre Derivan, um ícone da coquetelaria brasileira. E este ano, os bartenders e mixologistas terão a oportunidade de brilhar e competir por prêmios incríveis dentro de um tema bastante especial: “Brasilidade – 6 Biomas do Brasil”.

O II Concurso de Drinks acontece nos dias 04 e 05 de novembro, das 14 às 21 horas, dentro da programação do Brasil Cachaças, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

O que esperar do II Concurso de Drinks Brasil Cachaças?

Criatividade em evidência: Cada profissional terá a chance de se inscrever e apresentar um coquetel autoral, utilizando uma cachaça expositora no evento. A criatividade estará em alta, e os drinks prometem surpreender.

Prêmios e reconhecimento: Os três primeiros colocados serão recompensados com prêmios. O vencedor do concurso receberá o título de “Embaixador Brasil Cachaças”, recebendo a comenda que será repassada ao primeiro lugar do concurso em 2024, além de R$ 1.000,00. O vencedor também terá a oportunidade de ver seu coquetel destacado e promovido no evento.

Temática Brasilidade: A temática deste ano – “Brasilidade – 6 Biomas do Brasil” – convida os bartenders a explorar e expressar as diversas riquezas naturais e culturais do nosso país.

Como participar: Para obter informações detalhadas, consultar o regulamento e fazer inscrições, os interessados podem acessar o Instagram do Brasil Cachaças (www.instagram.com/brasilcachacas/). A curadoria do concurso fica a cargo da renomada bartender Letícia Macedo, com o apoio de parceiros como o Senac, Associação de Bartenders da Paraíba e a Confraria da Lapada.

Legado do Mestre Derivan

O concurso não apenas celebra o talento dos bartenders e mixologistas, mas também perpetua o legado de Mestre Derivan, um apaixonado pela coquetelaria e pela cachaça. Em 2022, foi ele próprio quem fez o convite para o especialista Eduardo Oliveira, ganhador do concurso daquele ano, participar da competição.
“Foi uma experiência incrível. Saber que iria participar de uma feira de cachaça me deixou muito empolgado porque eu sempre gostei de degustar e criar drinks com cachaça. Ao chegar no evento, tive a grande honra de conhecer o Mestre Derivan, que me fez o convite para participar do campeonato. Então, eu fiz uma releitura de uma receita minha e assim nasceu o 1972, o drink campeão de 2022 do Brasil Cachaças” disse Eduardo Oliveira.

Derivan Ferreira de Souza dedicou sua vida a estudar e promover a coquetelaria. Suas contribuições não se limitaram ao Brasil, alcançando renome internacional. Além de ministrar cursos e escrever livros, ele também desempenhou papéis de liderança em associações de bartenders, tanto no Brasil quanto na Associação Internacional de Barmen (IBA). Derivan é o responsável por levar a Caipirinha e o Rabo de Galo ao cenário internacional.