A orquestra Camerata Parahyba apresenta em João Pessoa, neste sábado (10/8/24), o II Festival Bach. O evento gratuito, realizado pelo Instituto Cultural Paraíba, acontece na Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Tambaú, às 19h. O concerto celebra a obra do compositor Johann Sebastian Bach (1685-1750). Assim como na primeira edição do festival, doações serão revertidas para a Casa da Criança com Câncer.
“O Festival visa promover a música do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Bach é um dos maiores compositores da música ocidental e podemos encontrar em várias cidades do mundo festivais celebrando a sua música”, explica o doutor em Música pela Universidade de Alberta, violinista brasileiro-canadense Vladimir Rufino, um dos solistas da segunda edição do festival na capital paraibana.
“Johann Sebastian Bach é um compositor muito influente não só para música clássica, mas também para os gêneros populares. A música de Bach serviu de inspiração para grandes músicos do século XVIII, 19, 20 e 21”, acrescenta ele, que tem se destacado em palcos das Américas e Europa, marcando presença em locais renomados como o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles e o Symphony Space em Nova York.
Rufino tem uma carreira rica em música orquestral e de câmara, atuando como spalla e solista com orquestras no Brasil, EUA e Canadá, além de integrar o Quarta Dimensão e o Vaughan String Quartet. Para ele, que é graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), “a realização de um festival como este em João Pessoa coloca a cidade em um patamar de igualdade com outras cidades pelo mundo”, diz em entrevista ao F5 Online.
+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
“O público poderá presenciar um concerto com músicas de Johann Sebastian Bach que são muito importantes para o repertório de orquestra de cordas. Este concerto visa apresentar ao público de João Pessoa peças bastante conhecidas do compositor alemão assim como o seu Concerto para Violino e Viola (originalmente escrito para violino e oboé) que raramente é tocado na Paraíba”, detalha o violinista.
Realizado em todo o mundo, o Festival Bach teve sua primeira versão no Norte e no Nordeste do Brasil em 2022 com a Camerata Parahyba. Para a segunda edição, o festival traz, além de Vladimir Rufino, a violista Fabiola Amorim Rufino (Brasil/Canadá), membro fundadora do Vaughan String Quartet, com atuações no Canadá, EUA e Europa.
Doutora em Música pela Universidade de Alberta (Canadá), atualmente, Amorim dedica sua carreira tanto à performance quanto à parte acadêmica, compartilhando sua experiência com estudantes da MacEwan University e da Mount Royal University. Além de oferecer masterclass para instituições na América do Sul e África, a solista também atua como jurada em competições e festivais.