
O Ilha Tech, hub de inovação localizado na Torre em João Pessoa, recebeu na última semana, nos dias 5 e 2, estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – campus Canguaretama – para dois dias de visita técnica. As atividades reuniram turmas do Ensino Médio integrado em Informática e do curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet, promovendo uma imersão prática no ecossistema de inovação do hub.
A visita foi conduzida pela Head de Comunidade do Ilha Tech, Thayane Belchior, que apresentou aos alunos o funcionamento do ecossistema, suas empresas residentes, startups e pilares de atuação. Segundo ela, compreender o papel do empreendedorismo inovador é fundamental para quem busca transformar ideias em soluções práticas.
“O Ilha Tech é um lugar para trazer problemas. Uma startup precisa saber resolver problemas com pouco dinheiro. Quando você entra para um ecossistema, você passa a ter com quem contar e com quem trocar. Isso torna o fardo menos pesado para quem escolhe empreender — especialmente mulheres em tecnologia, que enfrentam desafios ainda maiores”, destacou Thayane.
Durante a apresentação, a gestora apresentou cases das startups residentes, como:
A Head de Comunidade também destacou o papel dos mantenedores e parceiros do hub, com destaque para o Sin Group, principal mantenedor do Ilha Tech atualmente.

Para o professor Bruno Gomes, coordenador do curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet, a visita representa um estímulo direto ao desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.
“Uma visita como essa é muito importante porque aqui eles têm contato com um ecossistema real de inovação. Esse ambiente incentiva, motiva e amplia a visão sobre o mercado. Sempre que fazemos atividades externas, os alunos voltam com várias ideias para desenvolver em sala de aula”, afirmou.
Segundo ele, as turmas que estiveram no Ilha Tech na terça-feira (2/12) foram compostas por estudantes do curso superior, enquanto os alunos que visitaram o hub na sexta-feira (5/12) integram o Ensino Médio técnico em Informática.
Bruno ressaltou ainda que a aproximação com o Ilha Tech surgiu após pesquisas que destacaram o hub entre os principais resultados sobre inovação no estado.
“Descobrimos o Ilha Tech durante nossas buscas sobre ambientes de empreendedorismo e inovação. Fiz o contato inicial e fomos muito bem recebidos. Os alunos do curso superior deram um feedback extremamente positivo — disseram que foi uma das melhores visitas em relação ao conhecimento adquirido”, completou.

O professor Anibal de Macedo, coordenador do curso técnico integrado em Informática, reforçou a importância de apresentar aos estudantes espaços onde a inovação acontece.
“Nosso objetivo é mostrar aos alunos a prática do empreendedorismo, o que eles podem fazer quando se formarem. Aqui eles conheceram empresas que trabalham com dados, tecnologia e inovação. Com certeza estão saindo inspirados”, disse.





