Durante entrevista concedida no Fórum Jurídico de Lisboa, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Oswaldo Trigueiro, anunciou o lançamento do projeto “Politeenzando”, uma iniciativa voltada para aproximar a juventude do processo eleitoral, com foco especial nos jovens da faixa etária do voto facultativo.
Segundo o magistrado, é papel da Justiça Eleitoral buscar ativamente essa parcela da população, reforçando o compromisso com a cidadania desde cedo. Ele usou como exemplo o debate recente sobre a retirada de celulares das salas de aula, que mobilizou a opinião pública. “E onde estavam esses jovens do voto facultativo que poderiam ter se contraposto? Eles não votaram”, questionou o desembargador, destacando a importância da participação política ativa da juventude.
A iniciativa do TRE-PB foi repercutida pelo site nacional Júri News, do jornalista João Ferreira, que destacou a importância de ações como essa para o fortalecimento da democracia brasileira.
Oswaldo Trigueiro do Valle Filho é natural de João Pessoa. Filho do professor Oswaldo Trigueiro do Valle, ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba, o desembargador construiu uma trajetória respeitada no Judiciário paraibano e atualmente preside o TRE-PB.