João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 20.54ºC
IBOVESPA 119630.44
Euro 5.7882
Dólar 5.441
Peso 0.006
Yuan 0.7499
Inauguração da Galeria Terra Brasilis no Parahyba Mall: uma celebração da arte nordestina
31/05/2024 / 17:34
Compartilhe:
A Galeria Terra Brasilis é um convite para explorar as múltiplas facetas da cultura nordestina e seu impacto no cenário artístico nacional e internacional, conectando pessoas através da beleza, da história e da expressão artística

Na noite desta quinta-feira (30), o Parahyba Mall foi palco de um evento que trouxe um novo marco na cena cultural de João Pessoa: a inauguração da Galeria Terra Brasilis. A galeria, liderada pelo respeitado marchand Ricardo Bandeira de Melo, abriu suas portas para uma exposição inaugural que celebra e enaltece a rica diversidade artística dos estados nordestinos, em especial de Pernambuco e Paraíba.

A inauguração foi um verdadeiro desfile de personalidades, desde grandes mestres das artes plásticas paraibanas até os entusiastas mais fervorosos da cultura local. Entre os presentes, destacaram-se nomes ilustres como Frederico Svensson e Flávio Tavares, representantes de uma geração de artistas que têm conquistado reconhecimento nacional e além.

Ricardo Melo, um dos anfitriões da noite, compartilhou sua visão sobre o papel da Galeria Terra Brasilis na promoção da arte contemporânea nordestina. Bisneto de Assis Chateaubriand, fundador do MASP, Ricardo tem uma conexão profunda com a arte que atravessa as gerações da família.

“Estamos profundamente comprometidos em valorizar e difundir o talento dos artistas da nossa região. Mais do que um espaço expositivo, a Galeria Terra Brasilis será um ponto de convergência para o diálogo entre tradição e inovação, passado e presente, local e global”, enfatizou Ricardo.

Ao seu lado, Matheus Martorano, sócio de Ricardo, ressaltou a importância da nova galeria no contexto do crescimento do mercado de arte em João Pessoa, onde a legislação municipal reconhece o valor da arte, exigindo a presença de obras de arte em empreendimentos de determinado porte. “Isso evidencia o crescente reconhecimento da arte como parte integrante do ambiente urbano e também incentiva a integração da cultura e da estética no nosso cotidiano”, completa.

Galeria Terra Brasilis inaugura unidade em João Pessoa

A exposição inaugural da Galeria Terra Brasilis é um mosaico da diversidade artística nordestina, apresentando obras que vão desde os contemporâneos Antonio Mendes, Eduarda Iglesias e Gabriel Petribú até os mestres consagrados como Abelardo da Hora, Cícero Dias e Ariano Suassuna. Destaque também para o artista Maurício Arraes, filho do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e irmão do cineasta Guel Arraes (O Auto da Compadecida), cuja trajetória pessoal enriquece ainda mais o contexto das obras apresentadas.

Carlos Frederico Nóbrega, empreendedor do Parahyba Mall, expressou sua satisfação em ter a Galeria Terra Brasilis no mix do centro de compras e entretenimento, destacando o orgulho em trazer este importante espaço para João Pessoa. “Sou um fervoroso admirador das artes, da cultura e reconheço a importância de estimularmos e apoiarmos as expressões artísticas como parte fundamental da identidade de nossa região e de nosso país”.

Com um acervo significativo, a Galeria Terra Brasilis celebra a riqueza da arte nordestina, tornando-se um espaço essencial de reflexão e interação para todos os apreciadores em busca de experiências estéticas enriquecedoras. Além disso, será disponibilizado digitalmente para os clientes todo o acervo da matriz em Recife, ampliando ainda mais o acesso a obras com a curadoria do marchand Ricardo Melo, em experiência cultural ainda mais abrangente.

A inauguração da Galeria Terra Brasilis no Parahyba Mall é um convite à cena cultural de João Pessoa e representa um tributo à diversidade e ao talento dos artistas nordestinos. Com uma variedade impressionante de obras, a galeria se posiciona como um farol da cultura nordestina, irradiando sua influência dentro das fronteiras regionais e além delas.