João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 18.9ºC
Patos 22.82ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.0312
Dólar 5.5098
Peso 0.0056
Yuan 0.7819
Incentivo ao esporte: transformando vidas e promovendo saúde
28/06/2023 / 17:24
Compartilhe:

Qualidade de vida tem sido uma das prioridades para os jovens. Com isso, esse grupo tem buscado praticar mais esportes e mudar a rotina alimentar

Não é segredo que há uma diferença entre as gerações. Cada geração vive em uma época, com prioridades e mentes distintas, e isso vai mudando ao longo do tempo. Com isso, a sociedade vai se adaptando e ressignificando diversos conceitos existentes, tais como direitos humanos, objetivos de vida, entre outros.

Um claro exemplo disso é como os objetivos mudaram para as gerações. Alguns anos atrás, o sonho dos jovens era ter uma casa e um carro próprio. Os jovens atualmente, por outro lado, não priorizam possuir um imóvel e preferem alugar, seja por motivos financeiros, seja para uma vida mais flexível. Uma das principais metas dos jovens atualmente é ter qualidade de vida, a fim de que possam aproveitar melhor a própria jornada.

Para isso, procuram moradia em bairros seguros que possuem estabelecimentos perto de casa, fazem acompanhamento psicológico, valorizam os momentos com amigos — desde um passeio no shopping até calçar a chuteira para jogar uma partida de futebol —, entre outros. Além disso, mudam hábitos alimentares e procuram praticar esportes. No entanto, existem outros benefícios que o esporte pode trazer. Confira alguns deles e saiba como começar a praticar.

Saúde física

Um dos principais benefícios conhecidos fornecidos pelo esporte é a saúde física. Além de aumentar a massa muscular, o esporte proporciona melhor coordenação motora e flexibilidade e ajuda no fortalecimento do coração. Em alguns casos, como a natação, ajuda no sistema respiratório, podendo combater até doenças respiratórias, como asma. 

Para cada caso clínico, os esportes podem ajudar no tratamento. Mas é necessário ter cuidado, pois o excesso pode ser prejudicial. O corpo humano tem um limite de esforço que, se ultrapassado, pode trazer danos para a musculatura do corpo, resultando em rompimento de tendões, dores e, em casos extremos, impedindo a pessoa de voltar a praticar esportes.

Saúde mental

Nos últimos anos, o número de casos de diagnósticos de ansiedade tem crescido cada vez mais. Apesar de muitas pessoas tomarem remédios para esses casos, profissionais da saúde também recomendam a prática de algum esporte ou atividade física, a fim de ajudar na melhora da qualidade de vida.

Ao praticar uma atividade física, a pessoa consegue desenvolver algumas habilidades intelectuais, como foco e disciplina, além de ajudar a clarear a mente, impedindo que pensamentos intrusos e autodestrutivos ganhem força. É extremamente importante que, juntamente com o esporte, seja feito acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico.

Social

Existem vários tipos de esportes, individuais ou em grupo. Em ambos os casos, cria-se uma comunidade em que você pode trocar dicas de esporte ou compartilhar fatos da sua vida pessoal. Com isso, novas amizades podem ser feitas, melhorando também a saúde mental e, em diversos casos, transformando vidas.

Todos nós possuímos um desejo de viver coletivamente e sermos aceitos por um grupo. Muitas pessoas acham esses grupos no esporte, com comunidades online e presenciais, em concursos e competições que unem os apaixonados por determinada modalidade. Além disso, muitos jovens começam a praticar esporte como um hobbie e acham uma profissão, sendo um fator de mudança na vida dessas pessoas.

Dicas para começar a praticar esportes

Com as mídias sociais, várias comunidades são criadas, facilitando o encontro de outras pessoas que praticam esportes de diversas modalidades. Além disso, centros culturais, como Sesc e CEU, possuem grupos de esporte, com acompanhamento de professor, em sua maioria gratuitos para quem quer começar.

Algumas pessoas gostariam de começar a praticar esportes, mas nem sempre sabem como. Conheça algumas dicas para começar a praticar.

  • Procure um grupo de esportes.
  • Pesquise mais sobre o esporte.
  • Confira as regras e os equipamentos de segurança.
  • Chame um amigo ou familiar para participar com você, às vezes se torna mais fácil.