O influenciador digital Marksuel Carlos, conhecido como “cvdicasbrasil”, passou por um incidente inesperado enquanto dirigia seu carro elétrico BYD Yuan Plus. De acordo com Marksuel, o carro, que tinha uma autonomia indicada de 39 km restantes com ar-condicionado ligado no modo econômico, subitamente “zerou”, deixando-o parado no meio da estrada.
“cvdicasbrasil” relatou a experiência em suas redes sociais, onde compartilha dicas sobre tecnologia, sustentabilidade e mobilidade elétrica. Segundo ele, estava dirigindo tranquilamente, confiando na autonomia mostrada pelo painel do veículo. No entanto, sem qualquer aviso prévio, o carro simplesmente “descarregou”, deixando-o parado na estrada.
Sem alternativa, o influenciador chamou um guincho específico para rebocar o carro. O incidente levantou discussões e memes entre seus seguidores sobre a confiabilidade de um carro 100% elétrico no Brasil.
Uma advogada e ex-ministra de Estado da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto, passou por um perrengue semelhante após seu carro elétrico, também da marca BYD “descarregar” quando o painel ainda indicava uma autonomia de 20 km. O caso aconteceu na BR-060, em Goiás.
Cristiane na sua rede social, criticou a fabricadora do veículo, pois a concessionária da rodovia poderia levá-la até um posto de combustíveis, o que não resolveria seu problema. De acordo com ela, o ponto de recarga estava a menos de 10 km.
A ex-ministra afirmou que o Brasil não está preparado para carros elétricos.
Modelo | Autonomia | Eficiência energética |
1º: BMW IX xDrive 50 | 528 km | 0,61 MJ/km |
2º: BMW i7 xDrive 60 | 479 km | 0,63 MJ/km |
3º: BMW IX M60 | 431 km | 0,74 MJ/km |
4º: BMW i4 40 | 422 km | 0,57 MJ/km |
5º: Mercedes-Benz EQS 450 | 411 km | 0,76 MK/km |
6º: Volvo C40 6 | 385 km | 0,49 MJ/km |
7º: BMW iX3 | 381 km | 0,57 MJ/km |
8º: Mercedes-Benz EQS 53 | 373 km | 0,83 MJ/km |
9º: BYD Seal | 372 km | 0,62 MJ/km |
10º: Volkswagen ID.4 | 370 km | 0,63 MJ/km |
11º: Mercedes-Benz EQE 300 | 369 km | 0,70 MJ/km |
12º: Volvo XC40 | 367 km | 0,51 MJ/km |
13º: Audi Q8 e-tron Sportback 55 | 362 km | 0,72 MJ/km |
14º: Jaguar I-Pace | 362 km | 0,72 MJ/km |
15º: BYD Han | 349 km | 0,69 MJ/km |
A bateria pode ser carregada em uma tomada residencial de 120V a 220V, levando até 20 horas para completar a carga. Também existem no mercado carregadores de parede Wallbox, que reduzem esse tempo para até 4 horas. Além desses, há Eletropostos especializados que oferecem recargas rápidas em cerca de 40 minutos.