João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 27.9ºC
Patos 35.08ºC
IBOVESPA 144100.99
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Governo lança regras do programa Gás do Povo
03/10/2025 / 15:34
Compartilhe:
Foto: Ilustração

O governo federal divulgou nesta sexta-feira (3) as regras do programa ‘Gás do Povo’, que garantirá botijões de gás gratuitos para famílias de baixa renda.

As normas estabelecem que as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda igual ou inferior a meio salário mínimo, que atualmente corresponde a R$ 759, terão direito a botijões de gás gratuitos. A prioridade será dada às famílias que recebem o Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 218. Para ter acesso ao benefício, é necessário que o registro no CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses. A expectativa é que as primeiras entregas de botijões comecem em novembro, embora ainda não haja um cronograma oficial.

O programa deve estar em pleno funcionamento até março de 2026, alcançando todos os beneficiários. A retirada do botijão de gás será feita pelo responsável da família nas revendas de GLP credenciadas, mediante a apresentação de um documento que comprove o benefício, como o cartão do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. O número de botijões que cada família pode retirar anualmente varia de acordo com o número de integrantes: famílias de duas ou três pessoas poderão retirar até quatro botijões por ano, enquanto famílias de quatro ou mais pessoas terão direito a seis botijões. Os auxílios não serão cumulativos entre períodos sucessivos.

A validade do benefício também varia: famílias menores terão três meses, enquanto as maiores contarão com dois meses para utilizar o auxílio. As revendas que desejarem participar do programa devem seguir regras específicas de identidade visual e serão listadas em um aplicativo que mostrará os pontos de venda mais próximos dos beneficiários.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp