Com o início do ano letivo, muitas famílias aproveitam a oportunidade para começar novos hábitos. Seja um período de estudo mais organizado no contraturno, seja o desenvolvimento de uma habilidade. De uma forma ou de outra, é importante que os pais estejam sempre estimulando os filhos mentalmente. Uma das dicas do Colégio GGE é curtir este tempo de recomeço escolar com a introdução da literatura para as crianças.
A melhor forma de desenvolver esse hábito é em um local que a criança se sinta à vontade e confortável. Na grande maioria dos casos, o mais indicado é criar essa rotina em casa mesmo, exercitando a leitura como algo divertido e prático.
“Fará toda a diferença se as famílias se envolverem neste momento e se as crianças forem incentivadas através do exemplo. Assim, os filhos aprendem que ler não é apenas uma atividade escolar a ser cumprida”, explica a gestora pedagógica do Colégio GGE, Anabelle Veloso.
Como o mundo mágico da literatura é leve, a introdução ao hábito precisa acontecer de forma natural. Um exemplo a ser adotado é levar os filhos à livraria e deixar que eles mesmos escolham os títulos que querem explorar. “Não acredito que a criação de um cronograma seja algo interessante. A leitura deve ser percebida como prazerosa. Então, a estratégia seria oportunizar visitas às livrarias, onde as crianças possam escolher aqueles livros que mais chamam sua atenção, que aguçam a curiosidade e criatividade”, esclarece a gestora.
A leitura é extremamente importante do ponto de vista cognitivo e emocional, pontua Anabelle. Ela dá leveza e muitas vezes as crianças precisam disso para receber e desenvolver outras perspectivas em relação ao mundo. Outras atividades a serem exploradas são as oficinas de contação de histórias ou colônias de férias.
É com essa imersão que os pequenos leitores podem descobrir novas sensações, estimular a mente e criar um caminho fértil para o desenvolvimento da escrita e do contato com as diversas estruturas e gêneros textuais – características necessárias não só para o bom desempenho escolar, como também para condução da adolescência e vida adulta.
Com 26 anos de história, o sucesso do Colégio GGE vem da sua metodologia de ensino própria, apoiada por uma equipe de professores altamente capacitados e pelo Sistema de Gestão Pedagógica V4, que é referência no Nordeste.
Como diferenciais, o currículo acadêmico é formado por seis programas integrados, que acompanham os estudantes desde a Educação Infantil ao Ensino Médio: L.E.R. (estimula a Leitura, Escrita e Reescrita); Hands-on (os alunos resolvem problemas pedagógicos por meio de experiências práticas e da própria criatividade); Trilha Socioemocional (estimula as competências comportamentais e emocionais); Corpore Sano (iniciativas dedicadas ao preparo físico e cuidado com a alimentação saudável); Challenges (preparação para os mais concorridos e difíceis vestibulares do Brasil e do mundo) e Radar V4 (plataforma que torna mais eficientes os processos de acompanhamento pedagógico e formativo no âmbito escolar, e contempla também moderno projeto de gamificação).
Além da liderança na aprovação em universidades públicas, o GGE também oferece preparação específica para os alunos que desejam ingressar em instituições de ensino militares, sendo o Colégio que mais aprova, do estado vizinho, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA/SP) e no Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ), somando mais que o dobro de aprovações que todos os outros colégios de Pernambuco reunidos.
Para alunos que pretendem cursar o ensino superior fora do Brasil, o Programa Graduação no Exterior do Colégio GGE facilita o ingresso e a obtenção de bolsas de estudo e assistência financeira em diversos países.