
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) declarou um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em todas as cidades da Paraíba. Essa situação meteorológica foi anunciada nesta segunda-feira (22) e tem validade até as 10h de terça-feira (23).
Segundo o Inmet, as cidades sob alerta podem registrar chuva entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm ao longo do dia, associadas a ventos com velocidade entre 40 e 60 km/h. Essas condições aumentam o risco de transtornos, como alagamentos, quedas de galhos e possíveis descargas elétricas.
O Inmet recomenda que a população evite se abrigar embaixo de árvores para prevenir riscos de queda e descargas elétricas. Também orienta a não estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda, bem como evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período do alerta.
Em casos de emergência, o instituto orienta contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O volume de cidades em alerta é expressivo, abrangendo toda a Paraíba, incluindo municípios da capital João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Guarabira, Sousa, entre outros. A lista completa inclui mais de uma centena de cidades que podem ser atingidas pelo fenômeno.
O aviso do Inmet reforça a necessidade de atenção redobrada da população e das autoridades locais até a cessação do alerta no horário indicado.