Neste sábado, 21 de setembro, João Pessoa sediará a 2ª edição do Turmalinas Tech Day, um evento promovido pelo Centro Universitário UNIESP, com o objetivo de valorizar e empoderar mulheres na área de tecnologia. O evento acontecerá no Auditório Executivo – Bloco Central do UNIESP, das 08h às 13h, e conta com o apoio da Associação de Empresários e Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB).
Voltado para todos os públicos, o Turmalinas Tech Day tem como foco criar um espaço seguro e inclusivo para troca de experiências, aprendizado e expansão de networking. As inscrições podem ser realizadas no site Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/turmalinas-tech-day-2-edicao/2588247.
Segundo a coordenadora do evento, a professora Dra. Carolina Oliveira, o Turmalinas Tech, “apesar de ser um evento organizado por mulheres, é um espaço para todos, independente de gênero. As mulheres presentes compartilharão suas experiências sobre tecnologia, e aquelas convidadas para a nossa mesa redonda falarão sobre como inspirar outras. O evento gera resultados na vivência dos nossos participantes, que percebem que são capazes de alcançar o que desejam.”
A programação do evento inclui palestras e uma mesa-redonda com profissionais influentes no setor de tecnologia. O destaque inicial será a palestra sobre Low Code: o futuro da programação, com Ingridy Lima e Simone Tejo, seguida de uma apresentação provocativa com o tema “Por que Analista de Dados é profissão de gente fofoqueira?”, ministrada por Dandara Sousa. Além disso, o evento reserva um momento para networking e um coffee break às 10h45.
Na reta final, a mesa-redonda intitulada “Mulheres que inspiram” será mediada por Kelly Pereira e contará com a presença de Carolina Vasconcelos, Jessica Barreto, Tatyana Paiva, Nattascha Araújo e Nataly Fernandes, todas referências na área de tecnologia. E ao final do evento, haverá sorteios.
O Turmalinas Tech tem como propósito transformar a realidade das mulheres na área de tecnologia, promovendo eventos e encontros que fortalecem a confiança, ampliam a rede de contatos e permitem a troca de conhecimentos. Inspirado na resistência e brilho da pedra turmalina, o projeto tem se consolidado como um catalisador de mudanças no setor de tecnologia, construindo um futuro mais inclusivo e igualitário.
Para a professora Dra. Carolina Oliveira, o impacto do projeto vai além do evento, desempenhando um papel essencial em ajudar mulheres a se sentirem pertencentes na área de tecnologia. “Muitas alunas vêm conversar comigo dizendo que se sentem um pouco excluídas, pois a maioria da turma é do sexo masculino. O foco do Turmalinas é exatamente esse: mostrar que há mulheres fortes aqui, que estão buscando carreiras na tecnologia e fazendo a diferença no mercado.”
O Turmalinas Tech é fundamental para o desenvolvimento da comunidade tecnológica regional, com o objetivo de fomentar iniciativas que promovam a educação e a inovação, se tornando uma das melhores maneiras de oferecer mais oportunidades para estudantes e profissionais da área.
Serviço: