Olhos e mente atentos e abertos à inovação. Esse tem sido meu mantra nos últimos tempos. Me informar e observar a evolução (ou seria revolução…) tecnológica é fascinante, uma vez que me depara com dois aspectos antagônicos de nós mesmos em convivência por vezes conflituosa e por vezes pacífica. De um lado uma sensação de ignorância e desconhecimento, que uso para me impulsionar e me levar a ler mais, conhecer mais, buscar referências. De outro lado, é um potente gerador de insights para o dia a dia das empresas de comunicação e marketing que lidero no Sin Group e também para nossos clientes.
Atualmente e nesse contexto, a Realidade Aumentada (RA) tem me chamado a atenção. Especialistas têm anunciado que 2023 será o ano em que essa tecnologia se popularizará e destacaram três principais tendências baseadas em estatísticas:
– Até o final deste ano, aproximadamente 40% das gerações Z e Y da Índia, por exemplo, serão usuários frequentes de RA;
– Cerca de 75% da população do mundo e/ou quase todos aqueles que fazem uso de redes sociais serão usuários frequentes de realidade aumentada até 2025;
– Na comunicação e publicidade, a estimativa é que sejam gastos mais de 200 milhões de dólares na inclusão de ações com RA até 2027.
Vejam que o conjunto das tendências aponta para um constante e contundente crescimento da RA, com destaque para a Índia, que tem se notabilizado no mundo pelo desenvolvimento e uso de tecnologias disruptivas. Mas as previsões não param nestes números apresentados.
Mais do que uma ferramenta para enriquecer o mundo ao nosso redor, nos conectar com outras pessoas ou até estimular o autoaperfeiçoamento, a realidade aumentada, fascinante por si só, vai gerar inúmeras oportunidades de negócios, seja para startups ou grandes corporações e estar atento e informado é crucial.
Cabe salientar que a realidade aumentada combina tecnologia com a nossa percepção do mundo real, o que permite sua integração no nosso cotidiano de forma amigável, familiar e nossos smartphones serão os principais dispositivos que deixarão a RA cada dia mais acessível a todos nós.
Nesse sentido, faço uma reflexão para o que vivenciamos, dia a dia, na construção de uma jornada de negócios eficaz para as empresas assessoradas pelo Sin Group e nossas verticais, onde a experiência do cliente é ouro e como o uso da RA pode aprimorar ainda mais a rota para o sucesso. Por exemplo: provar produtos no conforto de casa. A realidade aumentada está transformando a forma como compramos inúmeros itens, permitindo que varejistas disponibilizem experiências imersivas e envolventes para os clientes.
Seja por meio de provadores virtuais ou lentes RA Try-on (adaptam-se ao rosto do usuário que parece estar experimentando o produto pessoalmente sem atrito), hoje já é possível experimentar sapatos, roupas, maquiagem, óculos entre outros itens. Marcas globais de luxo como a Gucci ou domésticas como a indiana MamaEarth, por exemplo, já estão impulsionando a conversão de vendas por meio da utilização de RA.
As aplicações para a RA são ilimitadas e podem se encaixar em todos os segmentos de mercado, alguns com mais aderência à tecnologia que outros, como moda, saúde, inspeção industrial, engenharia e educação.
Diante de todo esse cenário, usar a RA para maximizar resultados e esforços no fortalecimento das relações com os clientes será um importante diferencial para as marcas e empresas. Aqui no Sin Group estamos alertas e atentos às oportunidades de estratégias utilizando realidade aumentada. Quer ser pioneiro no uso de RA em seu mercado? Entre em contato conosco e, juntos, vamos desenhar um projeto exclusivo e impactante para o seu negócio.