João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 27.81ºC
IBOVESPA 122350.38
Euro 6.2267
Dólar 6.076
Peso 0.0058
Yuan 0.8295
Inovações Sustentáveis: O Futuro da Indústria do Plástico no Brasil
08/11/2021 / 09:04
Compartilhe:

A indústria do plástico não só no Brasil, mas também no mundo inteiro, vem precisando se adaptar a cada ano.

A população mundial, preocupada com o meio ambiente, vem se tornando cada vez mais exigente e quer soluções sustentáveis por parte da indústria.

Além disso, as legislações nos países vão mudando, como aqui no Brasil, e no futuro podem até chegar a proibir alguns tipos de produtos feitos com plástico.

Pensando nisso, para que a indústria possa sobreviver é necessário que ela busque por inovações sustentáveis no futuro. Aqui iremos falar sobre algumas delas que têm se tornado mais populares nos últimos anos. Acompanhe!

A economia circular está entre as melhores soluções para o futuro

Atualmente, existem muitos produtos plásticos que estão sendo substituídos pelas mais variadas alternativas sustentáveis, como os produtos de papel, celulose de bambu ou mesmo pelo vidro, uma opção reutilizável.

Por isso mesmo, a melhor opção para o futuro da indústria do plástico no Brasil e no mundo está na economia circular.

Essa é uma opção para que a indústria não perca cada vez mais campo para essas formas alternativas de produtos ou matérias-primas.

A economia circular nada mais é do que um modelo de reciclagem que tem como objetivo permitir a reutilização dos produtos plásticos.

Assim, é possível realizar uma mudança real na indústria de plásticos, que deixa de funcionar apenas com produtos de uso único e começa a produzir itens sustentáveis que são reutilizáveis.

Na verdade, essa é uma estratégia que já é vista até mesmo por governos, como aqueles da União Europeia, como uma estratégia para tornar a indústria do plástico mais sustentável no longo prazo.

Apesar de promissora, sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer. Menos de 10% de todo o plástico utilizado nos países da UE é reciclável atualmente.

Portanto, será necessário um esforço conjunto da indústria do plástico com outros segmentos para que isso se desenvolva nos próximos anos.

Uso de bioplásticos e outros materiais alternativos

Uma outra alternativa para o futuro da indústria do plástico no Brasil é o uso de materiais alternativos, como os bioplásticos.

Com as pessoas mais conscientes e exigentes, elas desejam ter alternativas que sejam mais sustentáveis, o que aumenta a demanda pelos produtos que não afetem o meio ambiente.

Nesse sentido, os bioplásticos são uma alternativa ao futuro desta indústria, à medida que menos produtos tradicionais vão tendo procura pelos consumidores.

Eles podem ser fabricados a partir de materiais mais naturais, como a cana-de-açúcar e o milho, ao invés do plástico convencional, que é derivado direto do petróleo.

Embalagens plásticas do tipo sustentáveis

As embalagens plásticas sustentáveis são inovações extremamente revolucionárias e que vão ditar o futuro da indústria do plástico.

Afinal, elas são opções mais amigáveis ao meio ambiente e que os consumidores desejam obter quando vão ao mercado fazer as compras dos produtos.

Assim, à medida que os clientes exigem este tipo de material de embalagem, as empresas precisam adaptar-se e produzir mais delas pensando no longo prazo e modificando as embalagens plásticas atuais.

A reciclabilidade melhorada

Por fim, temos a reciclabilidade melhorada, mais uma tendência que tem tudo para ser o futuro do plástico no Brasil.

Como os plásticos são produtos, de maneira natural, recicláveis, isso faz com que a gestão e processamento adequado após o seu consumo prejudique menos o meio ambiente.

Assim, ao invés de optar pela criação de embalagens que envolvem não só o plástico mas outros materiais que não são recicláveis, caso do alumínio, as empresas têm optado pelas embalagens monomateriais.

Elas são produzidas a partir de um único material e isso faz com que elas sejam 100% recicláveis, o que vai melhorar o processo de reciclabilidade dos plásticos e ajudará na sustentabilidade da indústria e do meio ambiente no futuro.

Conclusão

Como você pode ver aqui, o futuro da indústria do plástico é cada vez mais discutido à medida que os consumidores e os hábitos deles vão mudando, tornando-se mais exigentes com a questão ambiental.

Neste texto, mostramos algumas tendências que podem ajudar a melhorar o futuro desse mercado, não só no Brasil como no mundo, principalmente com produtos recicláveis.

O que achou do conteúdo de hoje sobre as inovações sustentáveis: o futuro da indústria do plástico no Brasil?