Portais fraudulentos estão circulando na internet tentando aplicar golpes relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Apesar de as inscrições oficiais ainda não estarem abertas, os sites falsos já estão pedindo dados pessoais dos usuários, como número do CPF e data de nascimento.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), o período de inscrições será de 26 de maio a 6 de junho, conforme anunciado pelo ministro Camilo Santana. Já as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.
A Polícia Federal foi acionada e já iniciou investigação sobre os portais fraudulentos. O órgão também solicitou ao Google a remoção dos conteúdos ilegais. O alerta é para que candidatos acessem apenas o site oficial do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante), que pertence ao governo federal.
O valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento ainda serão divulgados no edital do Enem 2025. O MEC reforça que o pagamento oficial é feito por boleto bancário do Banco do Brasil, que pode ser quitado via Pix, e o nome do destinatário deve ser sempre: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Casos semelhantes ocorreram em 2024, quando um site falso simulava o portal oficial de inscrição e levava as vítimas a páginas de pagamento fraudulentas.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
+++ LEIA MAIS: