A Escola de Saúde Pública (ESP-PB), por meio do Núcleo de Residências, encerra neste domingo, as inscrições para selecionar novos residentes para o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Cirurgia Pediátrica. O candidato deverá acessar o link de acordo com os dias e horários previstos no cronograma do edital, além de preencher o formulário disponibilizado.
O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade será desenvolvido nas cidades de Cuité, Curral de Cima, Esperança, Ingá, Monteiro, Piancó, Picuí, Remígio, Sousa, Sumé e Uiraúna, sendo duas vagas para cada localidade. Já para a Residência Médica em Cirurgia Pediátrica – em que é exigido pré-requisito de Residência Médica em Cirurgia Geral, devidamente credenciado pela Comissão Nacional de Médicos Residentes (CNMR) – está sendo ofertada uma vaga na cidade de João Pessoa.
“Trata-se de uma iniciativa inovadora e uma expansão importante dos Programas de Residências na Paraíba. Uma particularidade importante deste edital é que os residentes aprovados receberão uma bolsa pelo estado e mais uma bolsa complementar do município. Incentivamos que os profissionais se inscrevam e aproveitem a oportunidade de qualificação”, afirmou o diretor geral da ESP-PB, Felipe Proenço.
A prova objetiva será aplicada no dia 12 de março, com início às 8h30 e duração de três horas. O local de realização da prova objetiva será divulgado no site da ESP-PB https://esp.pb.gov.br/editais, conforme cronograma.
Os candidatos podem optar em realizar a prova no município de João Pessoa, Campina Grande ou Patos. Para isso, devem marcar a opção do local de prova no ato de inscrição. O resultado aos recursos, divulgação do gabarito oficial final e do resultado final será no dia 16 de março de 2022, a partir das 16h. Por sua vez, as atividades dos Programas de Residência terão início no dia 21 de março de março de 2022.
A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Edital e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.