O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir de 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para a contratação de novos empréstimos consignados, por aposentados e pensionistas, deverão ser realizados mediante identificação biométrica na plataforma Meu INSS. A medida, oficializada no Diário Oficial da União nessa segunda-feira (19), visa reforçar a segurança e prevenir fraudes no sistema previdenciário.
A biometria, que inclui reconhecimento facial ou impressão digital, será obrigatória para qualquer operação relacionada a crédito consignado, abrangendo novos contratos, refinanciamentos e portabilidades. A validação será feita com base nos dados do governo federal.
A decisão ocorre em meio a investigações sobre fraudes envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões, reveladas pela Operação Sem Desconto da Polícia Federal. A operação identificou esquemas fraudulentos que causaram prejuízos bilionários aos cofres públicos e afetaram milhões de beneficiários.
Com a nova exigência, o INSS busca “mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”. A plataforma Meu INSS já está disponível para acesso via web e aplicativo, permitindo que os beneficiários realizem o desbloqueio com validação biométrica.