João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 29.21ºC
IBOVESPA 134960.19
Euro 6.0989
Dólar 5.483
Peso 0.0057
Yuan 0.7741
Instagram lança ferramenta para incentivar usuários a fazerem uma pausa no app
04/02/2022 / 13:39
Compartilhe:

Já está disponível no Brasil a ferramenta ‘Faça uma Pausa’ (Take a Break). O novo recurso do Instagram e do Facebook, lançado em dezembro em cinco países, foi desenvolvido para ajudar as pessoas a terem maior consciência sobre o tempo que passam conectadas.

A novidade – uma parceria da Meta com a Contente, o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio e a Safernet – , chegou nesta quinta-feira (3) acompanhado do projeto “A internet que a gente faz”, que reunirá, ao longo de seis meses, especialistas, profissionais de saúde mental, criadores de conteúdo, pais e educadores para debater, em diferentes formatos de conteúdo, como podemos ter uma relação mais saudável com a internet.

A cada mês o projeto terá um tema central de discussão: Sua Internet, Consumo, Conexões, Comparação, Criação e Tempo. Em torno desses assuntos serão produzidos conteúdos como podcasts, guias e posts no Instagram das organizações parceiras, buscando respostas para perguntas que estão na cabeça de todo mundo, como: “O que faz uma pessoa ter uma experiência positiva online?”, “Como podemos sair de um uso automático e termos um papel ativo na construção da internet que queremos?” e “É possível não metrificar as nossas vidas com base nas redes sociais?”.

Como funciona o novo recurso

Ao ativá-lo, as pessoas receberão lembretes para fazer uma pausa no uso do aplicativo após determinado período de tempo navegando pela plataforma – 10, 20 ou 30 minutos. Durante o período de testes da ferramenta, mais de 90% dos adolescentes usuários da rede que configuraram o recurso, o mantiveram ativo.

“Passamos cada vez mais tempo conectados e isso traz à tona uma questão fundamental: estamos usando a internet com intenção e propósito? Para ajudar a encontrar respostas, nasce o projeto A Internet Que a Gente Faz. Por meio dele, e com a ajuda dos nossos parceiros especialistas, queremos incentivar as pessoas a trazer intencionalidade ao tempo que passam online e provocar reflexões sobre o assunto. Acreditamos que é possível ter uma vida digital muito melhor quando pensamos sobre ela”, afirma Natália Paiva, Head de Políticas Públicas do Instagram para a América Latina.

Glamour