João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 26.18ºC
IBOVESPA 126548.34
Euro 5.9211
Dólar 5.4754
Peso 0.006
Yuan 0.7533
Instituto oferece mais de 280 bolsas de estudo em escolas particulares para jovens da rede pública
05/07/2024 / 19:10
Compartilhe:
Estudantes de escolas públicas de diferentes estados podem se inscrever até o dia 30 de agosto – Foto: Débora Brito/Agência Brasil

O Instituto SOMOS, vertical social da SOMOS Educação, empresa de educação básica do Brasil e que tem a Cogna como principal acionista, está selecionando jovens de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica para cursarem gratuitamente o ensino médio em escolas particulares.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Para participar, é necessário que os candidatos estejam matriculados no 9º ano do ensino fundamental II em escola pública em 2024, tenham no máximo 15 anos completos neste ano, apresentem um bom desempenho acadêmico nos últimos três anos e possuam renda bruta familiar, por pessoa, de no máximo dois salários-mínimos.

Os selecionados recebem bolsas de estudo integral para cursar os três anos do Ensino Médio em alguma das mais de 170 escolas particulares parceiras da SOMOS Educação. Também ganham os materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, mentoria e acompanhamento psicológico.

O processo seletivo vai até o dia 30 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Somos Futuro. Os candidatos devem acessar o portal do programa, preencher a ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico, indicar a escola de preferência e enviar dois vídeos: um falando sobre por qual motivo o candidato merece ser bolsista e outro contando sobre como sua família o apoiará nessa jornada.

O processo de seleção conta com quatro etapas eliminatórias: análise socioeconômica, avaliação acadêmica online, entrevista com voluntários do instituto e entrevista com alunos e responsáveis na escola escolhida.

De acordo com o Instituto SOMOS, para 2025, serão ofertadas mais de 280 bolsas em cerca de 64 municípios de 14 estados.