
O número de integrações no transporte coletivo tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, tanto dentro de João Pessoa quanto nas ligações com a região metropolitana. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa (Sintur-JP) e consideram a média mensal anual de integrações.
No sistema urbano da capital, a média mensal passou de 388.401 integrações em 2017 para 654.198 em 2025, o que representa um aumento de 68,4% no período. Os números consideram apenas as integrações realizadas dentro de João Pessoa.
Já nas integrações metropolitanas, que conectam a capital às cidades de Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Conde, o crescimento foi ainda mais significativo. A média mensal passou de 63.633 em 2017 para 113.154 em 2025, um aumento de aproximadamente 77,8%.
Os dois indicadores seguem a mesma tendência: queda em 2020, em razão da pandemia, e recuperação a partir de 2021, com os números atuais superando os níveis pré-pandemia.
“A integração, eletrônica, com o cartão NuBus, é um considerável ganho para o passageiro. Além do fator econômico, que proporciona ao nosso passageiro a tarifa gratuita na segunda passagem, ele tem a comodidade de fazer a integração em qualquer ponto de parada da cidade, não precisando mais se dirigir ao Terminal do Varadouro, por exemplo, para se beneficiar desse direito”, disse Isaac Júnior Moreira.
O benefício da integração temporal permite que os clientes utilizem duas linhas de ônibus diferentes, pagando apenas uma passagem, desde que a troca seja feita dentro de um intervalo de 90 minutos.
Atualmente, a integração é feita por meio do cartão de passagem NuBus, produto do Sintur-JP, que funciona como um terminal de integração portátil, dispensando a necessidade de deslocamento até um terminal físico.
Hoje, mais de 90% dos passageiros do sistema já utilizam o cartão eletrônico, o que significa que a grande maioria dos passageiros já está apta a utilizar a integração temporal.
O passageiro deve utilizar o cartão eletrônico NuBus ao entrar no primeiro ônibus. Ele tem até 90 minutos para embarcar em outra linha, é só passar novamente o cartão e a integração será realizada automaticamente.
A integração temporal simplifica trajetos e amplia as possibilidades de deslocamento. Um passageiro que sai do bairro Valentina, por exemplo, não precisa mais ir até o Terminal do Varadouro para trocar de ônibus. Ele pode descer em qualquer ponto, como na Avenida Epitácio Pessoa, e seguir viagem pagando apenas uma passagem.