O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã desta sexta-feira (13) e permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos.
De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, Lula está lúcido, orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhadas pelos corredores. “O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, informou a nota.
O presidente foi internado na última segunda-feira (9) após sentir fortes dores de cabeça. Exames de ressonância magnética detectaram uma hemorragia intracraniana, consequência de uma queda sofrida em 19 de outubro.
Ao chegar ao Sírio-Libanês, Lula passou por uma cirurgia de emergência chamada trepanação, que consiste na perfuração do crânio para drenar o hematoma. A operação, considerada um procedimento padrão em casos neurológicos, durou cerca de duas horas e foi realizada sem intercorrências.
Na quinta-feira (12), Lula foi submetido a um segundo procedimento para remover o dreno colocado na primeira cirurgia, que auxiliava na contenção do hematoma. A retirada ocorreu com sucesso, marcando um avanço na recuperação do presidente.
A expectativa da equipe médica é de que Lula continue em observação nos próximos dias, enquanto avança para uma recuperação plena.