O centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, foi atingido por mísseis nesta terça-feira, 1º, sexto dia da invasão da Rússia ao país. Um dos alvos foi o prédio da prefeitura, localizado na principal praça no centro da região. O anúncio foi feito pelo prefeito Oleg Synegubov e confirmado pelo comando de operações ucraniano.
Segundo a agência Interfax, os ataques também teriam atingido parte de uma área residencial da cidade. As primeiras informações indicam que pelo menos seis pessoas ficaram feridas, sendo uma criança.
“Esta manhã, a praça central de nossa cidade e a sede do governo local de Kharkiv foram atacadas de forma criminosa”, afirmou Synegubov. “Esses ataques são genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil”, acrescentou.
De acordo com o jornal inglês The Guardian, a intenção do ataque era matar o prefeito e sua equipe. Moradores relataram ainda disparos na noite de segunda-feira e na manhã desta terça.
No Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, publicou imagens da explosão do prédio e dos destroços. O chanceler afirmou que o mundo “pode e deve fazer mais” e pediu o “isolamento completo” do país.
https://twitter.com/DmytroKuleba/status/1498569115950272517?s=20&t=JTPANmikjqP2CWD2I5z4AA
Kharkiv conta com cerca de 1,4 milhão de habitantes e fica próxima da fronteira com a Rússia.
Com informações da Veja