João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 21.78ºC
IBOVESPA 128027.59
Euro 5.5279
Dólar 5.1361
Peso 0.0058
Yuan 0.7117
Israel autoriza pouso de aviões da FAB para resgate de brasileiros
09/10/2023 / 14:22
Compartilhe:

Israel autorizou o sobrevoo e o pouso das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) na área do país. O avião mais próximo está em Roma, na Itália, neste momento, e uma segunda aeronave tem decolagem prevista para a tarde desta segunda-feira (9/10). O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou que o número de brasileiros com interesse em repatriação aumentou para 1,7 mil.

Mais 700 brasileiros se somam aos que haviam indicado interesse pela repatriação. Antes, o MRE, conhecido por Itamaraty, havia contabilizado cerca de mil brasileiros e seus dependentes.

A contagem havia sido feita por meio de um formulário on-line, disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv, que tem por objetivo solicitar a repatriação. São, em sua maioria, turistas que estão hospedados em Tel Aviv ou Jerusalém, como os evangélicos que visitavam o país.

Por meio de nota à imprensa, o Itamaraty ainda destacou que recomenda o embarque também em voos comerciais no aeroporto israelita de Ben Gurion.

Essa autorização facilita os sobrevoos e pousos. O Itamaraty afirmou que continua colaborando com Israel para assegurar a segurança dos brasileiros durante o processo de repatriação.

O Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada em Tel Aviv fornecerão atualizações e assistência aos afetados, mantendo-se em contato constante. A situação no Oriente Médio é monitorada e, segundo o governo brasileiro, medidas serão tomadas para garantir a segurança dos brasileiros na região.

Médicos e psicólogos estarão nessas aeronaves para auxiliar na repatriação dos brasileiros. Conforme adiantou a Coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, a decisão pelo envio dos aviões foi tomada na noite de sábado (7/10) em uma reunião entre o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno. Eles anunciaram o resgate de brasileiros neste domingo (8/10).

 

F5Online com informações do Metrópoles