O Ministério da Saúde de Israel anunciou, nesta sexta-feira (26), a detecção de um caso da nova variante do coronavírus descoberta na África do Sul, a B.1.1.529.
“A variante descoberta nos estados do sul da África foi identificada em Israel. Trata-se de uma pessoa que veio do Malaui”, informou o Ministério, que analisa ainda mais dois casos de pessoas que chegaram do exterior e estão confinadas. O comunicado da pasta informa que as três pessoas já estavam vacinadas contra a doença.
O país bloqueou a entrada de pessoas de sete países africanos: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia e Zimbábue. Até o momento foram registrados 77 casos na África do Sul, a maioria em jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma reunião nesta sexta-feira (26) sobre a variante.
“O que nos preocupa é que esta variante pode não só ter uma capacidade de transmissão aumentada, mas também ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico”, afirmou o professor Richard Lessells, pesquisador da Universidade de KwaZulu-Natal na África do Sul.