22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
10.5 C
Brasília

Itália entra em alerta por seca e governo deve declarar emergência

Segundo a confederação de agricultores Coldiretti, a estiagem já causou danos de mais de 2 bilhões de euros no setor do país

Com partes da Itália setentrional há mais de 100 dias sem chuvas, cenário que se agravou com o aumento das temperaturas nos últimos dias, o governo do país estuda decretar um estado de emergência que agilizaria a liberação de recursos para combater os efeitos da estiagem.

Nesta segunda (20), autoridades do Norte italiano entraram em alerta vermelho devido a estiagem no rio Pó, maior curso d’água em extensão no país, com mais de 650 km. A situação também atinge a bacia do rio Tigre, no centro.

Leia Também

Em entrevista à emissora Sky TG24, na segunda-feira, o subsecretário do Ministério da Saúde, Andrea Costa, afirmou “que existem as condições para declarar o estado de emergência”.

O tema também será discutido durante uma conferência das regiões, com a presença do chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio. A ideia é solicitar a disponibilização de fundos para a construção de novos reservatórios, além de decretos para evitar o desperdício de água.

De acordo com a confederação de agricultores Coldiretti, a estiagem já causou danos de mais de 2 bilhões de euros no setor, e 28% do território italiano corre risco de desertificação.

“As preocupações das regiões são justificáveis, e o governo tomará uma decisão em conjunto com as regiões”, acrescentou Costa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Clientes da influencer que caiu de prédio lamentam morte e afirmam que ela tomava medicamentos

Clientes, colegas e amigos da influenciadora digital Gabi Garcez têm usado as redes sociais para lamentar a fatalidade registrada nesta terça-feira (7). A empresária era...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#