Em entrevista na manhã desta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa da Paraíba, a deputada estadual Dra. Jane Panta (PP) reforçou a importância do Outubro Rosa e destacou a necessidade de políticas permanentes de prevenção ao câncer de mama. Sobrevivente da doença, a parlamentar relatou sua experiência pessoal e criticou o que classificou como “politicagem” em torno dos equipamentos de saúde instalados em Santa Rita durante sua gestão como prefeita.
“Eu queria que toda mulher entendesse que todo dia é dia de se cuidar. O Outubro Rosa vem dar mais ênfase, mas a mulher tem que compreender que, quando descoberto no início, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Eu sou prova viva disso”, declarou.
Jane Panta ressaltou que o momento mais difícil no tratamento é o impacto do diagnóstico, mas afirmou que sua decisão de “lutar” foi determinante. “Na hora, ninguém espera receber uma notícia assim. Ou você se entrega ou você decide lutar. Eu escolhi lutar, e foi a virada de chave para superar”, disse.
A deputada também defendeu a importância da Carreta da Mulher, implantada em sua gestão em Santa Rita, equipada com mamógrafo, exames ginecológicos, coleta laboratorial e ultrassonografia. Segundo ela, o equipamento foi alvo de disputas políticas, mas segue sendo referência para os atendimentos.
“Você pode até mudar um adesivo, mas a história ninguém muda. Saúde não se mistura com política, porque política é de quatro em quatro anos, mas saúde é para a vida inteira”, criticou.
Jane lembrou ainda que deixou a Prefeitura com outros projetos estruturados, como a unidade móvel “Doutor Está Aqui”, com ultrassonografia, laboratório e consultório odontológico. Ela também informou que destinou emenda parlamentar, em junho, para a aquisição de uma Carreta Oftalmológica, voltada especialmente à população da zona rural de Santa Rita.
“Santa Rita tem uma zona rural extensa, e o objetivo era justamente levar exames de vista para quem mora longe dos centros de atendimento. Fico muito triste de não ver essa carreta sendo utilizada na zona rural”, afirmou.
Ao reforçar sua mensagem no início da campanha do Outubro Rosa, a deputada pediu que as mulheres se mobilizem e aproveitem o mês para cuidar da saúde. “Que cada uma tire pelo menos um dia, dentro desses 30, para se cuidar. É isso que pode salvar vidas”, concluiu.