O governador João Azevêdo (PSB) abriu, nesta segunda-feira (1º), a segunda edição do Paraíba World Beach Games, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Considerado um dos maiores eventos de esportes de praia do Brasil, o torneio reúne 10.500 atletas de 14 modalidades, com competições que se estenderão por 70 dias e expectativa de atrair cerca de 190 mil pessoas à capital paraibana. A abertura também marcou a retomada das agendas públicas do governador após recente cirurgia.
A programação teve início com os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (JUBs Praia), reunindo mais de 2 mil estudantes de 25 estados e do Distrito Federal em modalidades como vôlei de praia, surf, beach soccer, beach tennis, handebol de praia, skate e águas abertas. Além das competições, a arena de Tambaú oferece apresentações culturais, gastronomia local, áreas para práticas esportivas e o projeto “De Cara com o Ídolo”, que permite aos estudantes encontros com atletas participantes.
Durante a cerimônia, Azevêdo destacou o impacto econômico do evento, que deve gerar cerca de 1.800 empregos temporários, movimentar o turismo e fortalecer diversas cadeias produtivas. “Serão 70 dias de competições com 14 modalidades, com a participação de mais de 10 mil atletas e quem ganha é a cidade, o turismo e a economia. O investimento que o Estado está fazendo de R$ 15 milhões retorna com a geração de emprego e vamos aproveitar para torcer e nos divertir com os nossos esportes favoritos”, afirmou o governador.
Autoridades estaduais e municipais, como o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reforçaram a relevância do evento para projetar a cidade internacionalmente e incentivar a prática esportiva. A organização destaca ainda a participação de estudantes da rede pública e privada, ampliando o acesso ao esporte e à educação esportiva.
O Paraíba World Beach Games seguirá com competições nacionais e internacionais, incluindo o Circuito Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, Campeonato Nacional de Beach Soccer, Handebol de Praia, Global Tour de esportes de praia e festivais culturais. Com estrutura para 3.200 pessoas, apresentações artísticas, gastronomia e espaços educativos, o evento consolida João Pessoa como referência nacional em esportes de praia e turismo esportivo.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp