João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 24.01ºC
IBOVESPA 127351.79
Euro 5.4862
Dólar 5.1175
Peso 0.0058
Yuan 0.7069
João Azevêdo amplia ‘Tá na Mesa’ para municípios acima de oito mil habitantes
13/12/2021 / 18:12
Compartilhe:

Ogovernador João Azevêdo encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa da Paraíba em que amplia o programa Tá na Mesa para municípios acima de oito mil habitantes. Com isso, a iniciativa que visa garantir segurança alimentar e fomento às economias locais irá contemplar mais 13 municípios do estado. O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta segunda-feira (13).

A partir da aprovação do Poder Legislativo, o Tá na Mesa irá distribuir 200 refeições nos municípios entre 8 mil até 10 mil habitantes, 250 almoços diários nos municípios que possuem entre 10 mil e 20 mil habitantes e 400 refeições em municípios acima de 20 mil habitantes, assegurando o fornecimento de 565.400 almoços por mês.

Também serão  beneficiados com o Tá na Mesa os municípios de Mulungu, Umbuzeiro, Juru, Triunfo, Baía da Traição, Marcação, Mataraca, Riacho dos Cavalos, Aparecida, Barra de Santana, Desterro, Gado Bravo e Juarez Távora.

“Inclusão social é a prioridade do nosso governo. Infelizmente, o nosso país voltou ao mapa da fome e para garantir que os paraibanos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a refeições diárias, implantamos uma série de ações como o Tá na Mesa, o Prato Cheio, a abertura de restaurantes populares, a distribuição de cestas básicas, o reajuste do cartão alimentação e a aquisição de produtos da agricultura familiar. São mais de R$ 100 milhões de recursos por ano que investimos nessa área, demonstrando o nosso compromisso de cuidar das pessoas”, frisou o governador João Azevêdo.

A ação se tornou um programa permanente de governo, em virtude do êxito da iniciativa implantada em caráter emergencial em maio deste ano para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e comércios locais afetados pela pandemia da Covid-19.

O Tá na Mesa foi criado com o objetivo de melhorar as condições nutricionais das famílias em condição de pobreza, dos trabalhadores informais e da população em situação de vulnerabilidade social de insegurança alimentar e de fomentar a rede de comércio de alimentação dos municípios da Paraíba, bem como toda a cadeia de abastecimento e fornecimento de suprimentos, a exemplo de produtores rurais e orgânicos, produtores de descartáveis, rede atacadista de distribuição de alimentos e outras atividades afins.

A ação é gerida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), responsável pela contratação das empresas fornecedoras e pelo disciplinamento da execução do programa.