João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.83ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
João Azevêdo confirma presença de Lula em inauguração de complexo de energia solar
15/03/2023 / 17:41
Compartilhe:

A Paraíba ganhará neste mês o primeiro complexo híbrido de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Annel). No próximo dia 22 de março, o grupo Neoenergia inaugura o Parque Eólico Chafariz, no município de Santa Luzia, com a presença confirmada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do governador da Paraíba, João Azevêdo.

Nesta quarta-feira (15), o governador João Azevêdo recebeu o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, que apresentou a infraestrutura do complexo híbrido de energia eólica e solar, composto por 15 parques com 136 aerogeradores e com capacidade instalada de 471 MW. O investimento para a implantação do complexo foi de R$ 3 bilhões e contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional.

O governador João Azevêdo ressaltou que o empreendimento trará benefícios econômicos e sociais para a Paraíba e toda a região Nordeste. “Mais uma vez a Paraíba parte na frente na área das energias renováveis, com esse grande e pioneiro complexo híbrido de geração de energia solar e eólica no município de Santa Luzia”.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Neoenergia, João Paulo Rodrigues, o grupo decidiu investir na Paraíba pelo alto potencial da energia solar e eólica, de acordo com os estudos de diagnósticos que antecederam o empreendimento, e também pelo ambiente de negócios ofertado pelo governo do Estado.

“Esse empreendimento, além da importância para o setor elétrico e para a sociedade com a oferta de uma energia limpa, também traz um impacto econômico muito significativo com a geração de 3.500 empregos diretos e indiretos durante a construção. Agora com sua implantação, o empreendimento se integra também com as contrapartidas ambientais do uso do solo, do aproveitamento da mão de obra local e dos projetos sociais e educacionais em benefício da população do entorno do empreendimento”, avaliou João Paulo.

A infraestrutura de conexão da usina fotovoltaica Luzia será compartilhada com o Complexo Eólico Chafariz, com 15 parques que somam capacidade instalada de 471,2 MW e entraram em operação em 2022. A Neoenergia também está construindo na região linhas de transmissão adquiridas no lote 6 do leilão 002/2017 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O novo parque solar está localizado a aproximadamente 11 quilômetros da subestação Santa Luzia II, que integra o projeto.

Além dos parques solar e eólicos na Paraíba, a Neoenergia iniciou em outubro do ano passado, com antecipação de três meses, a construção do Complexo Eólico Oitis. Serão 12 parques entre a Bahia e o Piauí, totalizando 566,5 MW. No projeto, 96% da energia será comercializada no Ambiente de Contratação Livre, seguindo o novo modelo de negócios da companhia.