João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
João Azevêdo cria Secretaria da Proteção Animal vinculada à Saúde na Paraíba
28/01/2026 / 10:04
Compartilhe:
Medida provisória assinada pelo governador João Azevêdo cria a Secretaria Executiva da Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba – Crédito da foto: Evandro Pereira

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), assinou a Medida Provisória nº 352, que cria a Secretaria Executiva da Proteção Animal no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (28/1) e já está em vigor a partir da data de publicação.

De acordo com o texto da Medida Provisória, a nova Secretaria Executiva passa a integrar a estrutura organizacional básica da SES, com o objetivo de viabilizar e integrar políticas públicas voltadas à saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais no estado.

Estrutura e vinculação administrativa

A Secretaria Executiva da Proteção Animal contará com uma Gerência Executiva de Saúde e Bem-Estar Animal, à qual estarão vinculadas diversas gerências operacionais e núcleos. Entre as unidades funcionais previstas estão:

  • Gerência Operacional de Fiscalização e Denúncias
  • Gerência Operacional de Resgate e Abrigo
  • Gerência Operacional de Serviços de Saúde Animal
  • Gerência Operacional de Políticas da Causa Animal
  • Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico
  • Núcleo de Vigilância de Zoonoses
  • Núcleo de Educação e Conscientização

Cargos criados

A Medida Provisória também cria cargos comissionados no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar o funcionamento da nova estrutura. Entre eles estão:

  • Secretário Executivo da Proteção Animal
  • Gerente Executivo de Saúde e Bem-Estar Animal
  • Gerentes Operacionais de Fiscalização e Denúncias, Resgate e Abrigo e Serviços de Saúde Animal
  • Cargo comissionado do Núcleo de Educação e Conscientização

Além disso, permanecem vinculados à nova Secretaria Executiva os cargos já existentes de Gerente Operacional de Políticas da Causa Animal e os chefes dos núcleos de Proteção ao Animal Doméstico e de Vigilância de Zoonoses.

Atribuições definidas em lei

O documento detalha as atribuições específicas de cada cargo, incluindo ações como fiscalização, recebimento e encaminhamento de denúncias, resgate e abrigo de animais, prestação de serviços de saúde animal, vigilância de zoonoses, formulação de políticas públicas e atividades de educação e conscientização.

Entre as competências do Secretário Executivo da Proteção Animal estão o assessoramento direto ao titular da Secretaria de Estado da Saúde, a coordenação das políticas estaduais de proteção animal, a supervisão de programas e projetos da área e a articulação institucional interna e externa.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsAp